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SAÚDE MENTAL DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL: UMA EMERGÊNCIA POTENCIALIZADA NA PANDEMIA
Última alteração: 2021-11-16
Resumo
Dada a condição de vulnerabilidade que encontram os trabalhadores da educação no contexto pandêmico, o presente trabalho é fruto de uma intervenção de saúde mental com professores, colaboradores e gestores de uma escola municipal de Dourados-MS. A intervenção ocorreu no formato de roda de conversa on-line, norteada pelos conceitos: saúde mental, fatores de risco e fatores de proteção à saúde na pandemia. Participaram do encontro 42 profissionais da escola municipal. Observa-se que a cobrança externa, autocobrança, falta de rede de apoio e a confluência entre o lugar do trabalho e do descanso se apresentam como elementos desorganizadores da rotina e da saúde mental neste cenário pandêmico. Portanto, é importante que tais ações como esta sejam fomentadas em outras localidades, pois podem servir de apoio e suporte para os profissionais da educação brasileira.
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