Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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ENSINO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA COM UM JOGO DE CARTAS: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Juliana Medeiros Nunes, Alessandra Querino da Silva, Joyce Carolina Trombini, Rita Cássia de Oliveira

Última alteração: 2021-07-05

Resumo


Coletar, organizar, resumir e interpretar dados é de extrema importância na sociedade moderna, bem como nas mais diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, a correta interpretação e utilização de medidas de tendência central (média, mediana e moda) são fundamentais. Com base neste ponto de vista é imprescindível que esses conceitos sejam abordados de forma eficiente no contexto da educação básica. Dentre as várias possibilidades metodológicas a disposição dos docentes, para o ensino da matemática, está a utilização de jogos didáticos que tem sido defendidos na literatura por estimular a participação ativa do discente na construção do conhecimento e favorecer o 56desenvolvimento de aspectos essenciais para se aprender matemática, tais como: estimular a criatividade, aprimorar a capacidade de resolver problemas, favorecer a argumentação e procurar soluções diferenciadas aos problemas propostos, dentre outros. O principal objetivo deste trabalho foi relatar uma atividade de ensino de média, mediana e moda baseada no “Jogo dos 3 Ms” proposto por Lopes, Corral e Resende (2012), que foi aplicada a alunos do nono ano do ensino fundamental de uma das escolas parceiras do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em conjunto com as atividades do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para a condução dessa abordagem utilizou-se 36 cartas confeccionadas contendo números de 2 a 10 (quatro cartas de cada). Foram distribuídas aleatoriamente 5 cartas para cada aluno e uma folha de papel para anotações das jogadas. O jogo foi desenvolvido em grupos de três jogadores e os valores da média, moda e mediana foram calculados conforme números das cartas. Cada partida era composta por três rodadas e aquele que obtivesse o maior número de pontos em função do cálculo das medidas seria o vencedor. Antes da aplicação do jogo foi proposto aos estudantes que resolvessem uma lista com exercícios em relação ao conteúdo proposto (pré-teste). Após uma análise das respostas obtidas em cada uma das questões aplicouse a atividade com o jogo no intuito de aprimorar o raciocínio e entendimento dos alunos em relação as medidas de tendência central. Após a aplicação do jogo solicitamos aos alunos que resolvessem outra lista de exercícios com mesmo grau de dificuldades a anterior (pós-teste) para observação dos resultados obtidos. Com isto, efetuou-se uma comparação entre os desempenhos dos alunos na resolução da primeira e da segunda lista, no qual foi possível notar um avanço significativo no entendimento e na porcentagem de acertos nas questões depois da atividade lúdica desenvolvida. Além dessa análise quantitativa, a aprendizagem foi avaliada também por meio da observação direta do envolvimento dos estudantes. Notou-se uma maior troca de ideias entre os estudantes com a abordagem proposta, bem como um melhor desempenho dos discentes quando comparado às aulas convencionais baseadas no método tradicional de ensino. Foi possível, dessa forma, observar que a utilização de jogos didáticos aliados a metodologias de ensino interativas podem, de fato, contribuir para despertar o interesse do estudante e propiciar um ambiente de aprendizagem rico e dinâmico.