Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ÁREA E PERIMÉTRO DE TRIÂNGULOS COM UM JOGO DE TABULEIRO
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de S. Brandão, Mariana Fanhani Renovato, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira

Última alteração: 2021-07-05

Resumo


Jogos didáticos quando introduzidos nas aulas de matemática, podem contribuir para a formação de uma postura ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento da criticidade, a criação de estratégias em resolução de problemas, a autonomia para enfrentar desafios e a procura por diferentes soluções. Nesse trabalho apresentamos uma proposta de atividade de ensino de área e perímetro de triângulos utilizando o jogo “De olho nas Medidas” que foi desenvolvido no âmbito do subprojeto Matemática do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), para ser aplicado a estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental de escolas parceiras. O jogo é composto por um tabuleiro, sete cartões azuis e sete cartões amarelos com perguntas sobre o conteúdo a ser trabalhado. Além disso, existem cinco cartões rosa (denominado de sorte revés) contendo instruções ao jogador, tais como: avance três casas, volte ao inicio, etc. A atividade deve ser desenvolvida em grupos. Para iniciar o jogo cada jogador deve lançar um dado, observando o número voltado para cima e executar a sequência do desafio. Dependendo da cor em que parar no tabuleiro, o jogador deve tirar um cartão pergunta e responde-la. Se acertar, permanecerá na casa até a próxima jogada e se errar deverá retornar uma casa no tabuleiro. O jogo é desenvolvido até que um dos jogadores atinja primeiro a linha de chegada. Para o planejamento dessa atividade foram observados aspectos fundamentais presentes na literatura, tais como, planejamento e processo avaliativo. Para o planejamento os objetivos devem ser bem delineados para evitar o jogo com fim em si mesmo (jogo pelo jogo). Quanto ao processo avaliativo, esse será realizado por observação direta da participação e desempenho dos alunos. Espera-se com essa atividade melhor fixação do conteúdo abordado.