Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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MATEMÁGICA NO ENSINO DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS
Ellen Cássia Lacerda, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira

Última alteração: 2021-07-05

Resumo


O ensino da matemática tem assumido grande centralidade na literatura educacional. Estudos apontam que esse processo deve ser pautado por metodologias interativas que propiciem ambientes dinâmicos de ensino e aprendizagem e que incentivem uma atitude ativa do educando na construção do seu próprio conhecimento. O presente trabalho relata uma experiência com “Matemágicas” no processo de ensino de tópicos matemáticos a alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental de uma das escolas parceiras do subprojeto Matemática do PIBID (Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). As atividades envolveram “adivinhações” utilizando propriedades matemáticas para ensinar operações aritméticas básicas e desenvolver o raciocínio lógico. Uma das atividades desenvolvidas foi “Adivinhe o número pensado”. Para essa intervenção utilizou-se 5 cartelas confeccionadas com cartolinas e compostas de números de um a trinta e um. Solicitamos aos alunos que pensassem em um número, e guardassem na memória. Na sequencia perguntávamos em qual cartela estava o respectivo número e o aluno deveria responder sim ou não, sem revela-lo. Logo após “adivinhamos” o número que eles haviam pensado. O que obviamente causava-lhes espanto. Observamos grande interesse dos estudantes com as “mágicas”. Queriam saber como conseguimos adivinhar os números que haviam pensado. Revelamos os “segredos”, que na verdade são cálculos baseados em propriedades matemáticas (truques matemáticos) e na sequencia solicitamos que reproduzissem entre eles utilizando o que haviam aprendido para as adivinhações, o que faziam com grande entusiasmo. Outros truques de matemágica foram apresentados, seguindo a mesma metodologia, cujo objetivo final era fazer com que o estudante conseguisse reproduzi-las com seus colegas aprendendo e praticando cálculos aritméticos. Os alunos demostraram grande interesse e mais disposição para estudar com as atividades lúdicas realizadas, o que proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico e significativo, quando comparado ao método de ensino tradicional.