Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM O DOMINÓ DE FRAÇÕES NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Natiele de Almeida Gonzaga, Joyce Carolina Trombini, Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de S. Brandão, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira

Última alteração: 2021-07-05

Resumo


O professor deve buscar diferenciar suas aulas por meio de recursos didáticos que sejam atrativos. Neste sentido, a inserção de jogos na sala de aula pode ser um grande aliado ao trabalho docente nas aulas de Matemática. Esse trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de ensino de frações com uso do “dominó de frações” com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma das escolas parceiras do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A atividade proposta teve como principal finalidade fixação de conteúdos de frações como reconhecimento de frações por meio de figuras geométricas e identificação de frações equivalentes. A turma foi dividida em grupos de 4 estudantes e cada grupo recebeu um dominó de 28 peças referente a frações. Aos estudantes foi explicado, que por meio de um sorteio no grupo deveriam selecionar um jogador com a função de embaralhar as peças e distribuir 7 delas para cada jogador. Iniciará o jogo quem tiver a peça “um inteiro” ou a figura que represente esse inteiro. Assim inicia-se o jogo e o procedimento é análogo ao de um dominó tradicional, porém com as peças contendo frações. Quem se livrar de todas as peças primeiramente ganhará cinco pontos e os demais um ponto. O vencedor do jogo será quem obtiver maior pontuação no final do número de partidas estabelecidas pelo professor. Em seguida, os estudantes foram convidados a jogar. A avaliação da aprendizagem se deu pela observação da participação e desempenho dos alunos no decorrer da atividade. A análise dos dados coletados reforça a ideia defendida por diversos pesquisadores, de que, a utilização de jogos proporciona um ambiente de ensino aprendizagem prazeroso, dinâmico e produtivo, favorecendo a identificação de dificuldades de aprendizagem, bem como a intervenção docente quando necessário.