Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
USO DAS BARRAS DE CUISENAIRE NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DO CAMPO ADITVO E MULTIPLICATIVO
Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond

Última alteração: 2018-08-19

Resumo


Pa

rtindo dos conceitos dos Campos Conceituais, de Vergnauld, e de Aprendizagem Significativa, de Ausebel, o presente minicurso pretende trazer para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental uma alternativa para trabalhar o ensino das quatro operações básicas da Matemática através das Barras de Cuisenaire. Com a ideia de queo aprendizado de matemática deve fazer sentido para o aluno (Vergnauld, 2008), assim como qualquer aprendizado, é que o uso da ludicidade e dos materiais manipulativos como mediadores (Vygotsky, 1996) do processo de ensino e aprendizagem se fazem importantes. Trabalhar com os alunos dos anos iniciais as operações matemáticas e suas propriedades com o auxílio do material manipulativo de Cuisenaire é dar sentido para um conhecimento que muitas vezes é construído de maneira mecanizada. O uso das barras como mediadoras proporciona uma aprendizagem significativa (Moreira, 2001) aos alunos de maneira que eles consigam relacionar as ideias expressas simbolicamente as informações que adquiriram previamente através de relações não arbitrárias. Para Ausebel, o fator mais importante no aprendizado do aluno é aquilo que ele já sabe. Como toda criança já chega à escola com as noções de quantidades estabelecidas pelas suas relações em sociedade pode-se usar as Barras de Cuisenaire como mediadoras desse processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas básicas de forma a reconfigurar as ideias que já existem na estrutura cognitiva do aluno e assim acessar novos conteúdos. Assim, a presente oficina se propõem a trazer atividades matemáticas, como sugestão aos profesores, para serem aplicadas aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de modo a contribuirem para a alfabetização matemática deles, bem como ajudar os professores na manipulação das Barras de Cuisenaire.

Palavras-chave: Barras de Cuisenaire, Operações, Ensino Fundamental