Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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NARRATIVAS COMO FONTE PARA REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maiara Cristina de Carvalho, Suellen Rita Andrade Machado, Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond

Última alteração: 2018-08-19

Resumo


Ao considerar a abordagem de pesquisa em história oral e suas fontes: história de vida, memória e narrativas, confere-se a esta última, importância enquanto instrumento de registro histórico de experiências pessoais e/ou sociais. Assim, o presente relato de experiência nasce de uma proposta para docentes de Matemática no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá, relativas a construção de narrativas de experiências pessoais escolares bem-sucedidas. A proposta surgiu especificamente em uma disciplina do programa e se norteou pela descrição de aulas bem-sucedidas, seja relacionadas a práticas pessoais ou práticas de outros docentes em sala de aula consideradas bemsucedidas. Para a socialização das narrativas, a turma foi justaposta em áreas de formação, em nosso caso, a Matemática. Ao considerar este fato e para fins específicos deste relato, tecemos considerações acerca da história oral sobre as memórias das experiências vivenciadas, a partir de três narrativas socializadas pelas docentes de Matemática que frequentaram a disciplina. Assim, na primeira narrativa que consideramos, a autora nos revela uma experiência de docência em sala de aula, que envolve o trabalho com uma reportagem produzida por uma revista sobre a previdência social. A dinâmica de aula da professora proporcionou aos estudantes uma dicussão enriquecedora. Na segunda narrativa, consideramos o enredo descrito, como um despertar, conivente as palavras da docente que a escreveu, visto, que a narrativa é de uma aula presenciada por uma das autoras deste relato, enquanto acadêmica do curso de Pedagogia. Em linhas gerais, esta narrativa descreve uma aula expositiva, na qual uma docente promoveu em aula uma discussão sobre o livro “O papel do trabalho na transformação do Macaco em Homem” de Friedrich Engels. Segundo a descrição da autora da narrativa, a maneira pela qual a docente direcionou a aula promoveu um olhar abrangente sobre a obra e um leque de informações sobre a ditadura militar. Ainda pela autora da narrativa, a exposição promovida pela docente, desencadeou em si o despertar para a criticidade e pela busca de conhecimentos históricos. Por fim, na terceira narrativa selecionada, é relatada uma experiência de regência durante o período de estágio no curso de Licenciatura em Matemática. A atividade realizada foi uma investigação sobre a condição de existência de triângulos usando canudos de refrigerantes com medidas diferentes, durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de construir argumentos relativos à condição de existência de um triângulo, individualmente e socialmente, com isso os alunos puderam chegar a condição de existência de um triângulo em termos matemáticos. Com base na análise das três narrativas enquanto fonte histórica escrita e oral, verifica-se a contribuição de cada experiência narrada na formação continuada do docente, possibilitada pela reflexão sobre procedimentos em sala de aula, quanto a aprendizagem, criticidade e construção da identidade profissional no contexto de formação. Considera-se também uma possível integração de narrativas na discussão de disciplinas pedagógicas, a fim de compartilhar conhecimentos por meio de atividades que entrelaçam a teoria e prática, mas permitem uma concepção prévia da prática docente. Palavras-chave: Narrativas. Formação de Professores. Matemática. Fonte Histórica