Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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AS BARRAS ADAPTADAS DE CUISENAIRE COMO MEDIADORAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE UM ALUNO CEGO
Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond

Última alteração: 2018-08-19

Resumo


Este estudo propôs o exame da elaboração de estratégias de ensino adaptadas para a aprendizagem de conteúdos matemáticos por um aluno cego. Como referencial teórico foi utilizado os conceitos de Mediação, Zona de Desenvolvimento Proximal e Compensação Social, que foram propostos por Vygotsky e que estão relacionados com o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos cegos com a utilização de materiais manipulativos como mediadores desse processo. O principal objetivo dessa pesquisa foi verificar em uma situação concreta a utilização das barras adaptadas do material manipulativo de Cuisenaire para um aluno cego no processo de ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração. Esse material manipulativo é uma adaptação das Barras de Cuisenaire, no qual as cores originais foram substituídas por texturas. Outras modificações, como, por exemplo, o aumento do tamanho das barras desse material também foi realizado. Nesse contexto, a pesquisa foi qualitativa e classificada como estudo de caso, com um participante de sete anos, com cegueira congênita, que vivencia as primeiras experiências escolares. Esse participante teve o acompanhamento da professora-pesquisadora em parceria com a sua professora de apoio que, em conjunto, possibilitaram a realização das atividades curriculares matemáticas que foram elaboradas para facilitar a apropriação dos conceitos de número, quantidade, ordem, capacidade, adição, subtração e multiplicação. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e de nove sessões onde se desenvolveu atividades mediadas pelo material adaptado. A interpretação dos resultados obtidos com a análise dos dados mostrou que as barras adaptadas de Cuisenaire podem ser consideradas como instrumentos mediadores na realização das atividades propostas em sala de aula, pois possibilitou a aprendizagem dos conteúdos matemáticos relacionados com as operações de adição, subtração e multiplicação pelo participante desse estudo. Como a população desse estudo é formada por apenas um participante, a generalização dos resultados não é possível, contudo, de acordo com os resultados obtidos infere-se que uma contribuição importante dessas barras adaptadas foi auxiliar o participante desse estudo no desenvolvimento de seu raciocínio multiplicativo por meio da manipulação dessas barras mesmo que esse conceito não fosse de seu conhecimento. Além desses conceitos de adição, subtração e multiplicação, a utilização dessas barras também contribuiu para que esse participante pudesse compreender os conceitos de crescente e decrescente, antecessor e sucessor e quantidade e capacidade. Ao final da condução dessa pesquisa foi elaborado um produto educacional no formato de um caderno de sugestões cujo objetivo é auxiliar os professores que lecionam para alunos cegos em suas turmas regulares, bem como os demais profissionais interessados nesse tópico, por meio da elaboração de atividades curriculares matemáticas relacionadas com as operações de adição, subtração e multiplicação com a utilização das barras adaptadas do material manipulativo de Cuisenaire. Palavras - chave: Educação Matemática, Aluno Cego, Barras Adaptadas de Cuisenaire,