Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
GEOMETRIZAR: ATRIBUINDO SIGNIFICADOS ÀS PRODUÇÕES DOS ALUNOS
Juscier A. Marmoré de Melo, Milena Soldá Policastro, Miguel Ribeiro, Alessandra Rodrigues de Almeida

Última alteração: 2018-08-19

Resumo


Os raciocínios e conhecimentos dos alunos, assim como suas aprendizagens, estão diretamente associados aos raciocínios e conhecimento do professor. Considerando uma prática que persegue objetivos de contribuir para que os alunos entendam o que fazem e porque o fazem, um dos aspectos centrais da prática do professor está associado à atribuição de significado às produções e comentários dos seus alunos. A atividade de interpretação de produções de outrem exige do professor efetivamente “ouvir” os alunos, o que requer um conhecimento matemático especificamente relacionado com a atuação docente que permita entender os porquês que conduzem aos erros e/ou os raciocínios associados a produções alternativas (não esperadas) de forma a que o feedback construtivo se sustente nesses raciocínios dos alunos. Um aprofundamento desse conhecimento interpretativo corresponde a um dos elementos base para que o professor possa redesenhar suas abordagens de ensino, abandonando um foco de “ensinar a regra” passando a ter como objetivo último que os alunos entendam o que fazem e porque o fazem. De entre os diversos temas da Educação Básica, a Geometria e o Pensamento Geométrico é um dos temas problemáticos tanto para alunos como para professores, configurando-se, assim, um dos aspectos essenciais em que a formação se deverá centrar. Neste minicurso, no seguimento dos trabalhos de formação que temos vindo a desenvolver no âmbito do CIEspMat (grupo de pesquisa e formação com foco no desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor), iremos discutir alguns aspectos do conhecimento interpretativo do professor no âmbito da construção e representação de figuras geométricas tridimensionais (sólidos). Palavras-chave: Conhecimento interpretativo. Geometria. Formação de professores que ensinam matemática.