Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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CONHECIMENTO ESPECIALIZADO REVELADO POR PROFESSORES EM UMA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DE POLIEDROS
Milena Soldá Policastro, Juscier A. Marmore de Melo, Alessandra Rodrigues de Almeida, Miguel Ribeiro

Última alteração: 2018-08-19

Resumo


A Geometria é um dos temas problemáticos tanto para professores como alunos daEducação Infantil e do Ensino Fundamental. Pesquisas mostram que o conhecimento doprofessor impacta na aprendizagem matemática dos alunos e, nesse sentido, faz-senecessário um olhar atento às especificidades desse conhecimento com o intuito decontribuir para a melhoria das práticas docentes, e consequentemente para aaprendizagem dos alunos. Considerando que o conhecimento do professor para ensinarmatemática tem de ser especializado – tanto no domínio do conhecimento matemáticoquanto didático-pedagógico –, nesta comunicação assumimos o conhecimento doprofessor na perspectiva da conceitualização do Mathematics Teachers' SpecializedKnowledge (MTSK). Este trabalho tem como objetivo discutir alguns aspectos do MTSK dos professores no âmbito da classificação e definição de poliedros. Esta investigação forma parte de uma pesquisa mais ampla, financiada pela FAPESP1 , que tem como um dos seus focos obter um profundo entendimento sobre o conteúdo do MTSK do professor que ensina Geometria na Educação Infantil e Anos Iniciais. Tratase de um estudo de caso desenvolvido num curso de extensão em Geometria realizado na Unicamp, no primeiro semestre de 2017. Os dados foram coletados a partir das produções escritas e comentários captados por meio de vídeo e áudio gravações na sessão de formação na qual foi desenvolvida uma tarefa de classificação de definição de poliedros. Participaram dessa sessão 12 professores atuantes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa formação tinha como objetivo central desenvolver diferentes dimensões do MTSK dos professores participantes. Ressalta-se que selecionamos essa tarefa específica tendo em vista que os procedimentos de classificar e definir são considerados transversais e importantes para organização e análise não apenas em Geometria, mas também para outros temas matemáticos como medidas e teoria dos conjuntos, além de outras áreas, como a Biologia e a Química. A análise das produções e comentários na sessão permitiu observar que os professores nomearam corretamente grande parte das representações de sólidos que agruparam, no entanto, algumas não estavam matematicamente adequadas. Nenhum dos grupos forneceu uma definição (válida) para os conjuntos organizados a partir de suas próprias classificações, limitando-se a descrever algumas características e nomeando (quando sabiam) os elementos presentes em cada agrupamento. Os resultados deste estudo reafirmam a importância do investimento na formação docente (inicial e contínua) com foco no conhecimento especializado do professor que ensina matemática, bem como a evidencia necessidade de ampliar as pesquisas a respeito desse conhecimento. Palavras - chave: Geometria; MTSK; Formação de Professores