Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
RAZAO E PROPORCAO – UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS SURDOS
Camila de A. Cabral Romeiro, Eliane A de Souza Pires Pinto

Última alteração: 2018-08-19

Resumo


É comum observar insegurança por parte de professores no ensino de matemática e outras áreas para turmas inclusivas com alunos surdos pois é uma questão relativamente recente. Por isso, e importante que o professor reflita bem sua pratica no momento de elaborar seu plano de aula e para isso e preciso que ele compreenda as especificidades da pessoa surda. Para além das dificuldades dos alunos, também e muito importante que o professor veja seus potenciais. Para isso, a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, acrescenta qualidade ao planejamento do profesor, pois este entende que precisa estimular o potencial do aluno e levar em consideração as diferenças com relação ao canal de aprendizagem existentes em sala de aula. Visando a importancia de cohecimento sobre as necesidades do aluno surdo este minicurso tem o objetivo de apresentar uma aula sobre Razao e Proporcionalidade, destacando as características destes e apresentando uma visao interdisciplinar que vise estimular seu potencial e que culmine na pratica do profesor ao realizar um plano de aula. O minicurso será realizado contemplando tres momentos, no primeiro momento será realizado a presentação em slides do modelo de uma aula teórica e prática já aplicada com alunos surdos sobre Razao e Proporcao, com o objetivo de considerar alguns tipos de inteligência (Linguística, lógica, corpóreo-cenestésica e visual- espacial), abordando as especificidades da surdez. No segundo momento cada cursista irá planejar e montar uma aula, utilizando os recursos tecnológicos ou manipuláveis disponíveis no momento, como canetão, cartolina, lápis de cor, cola tesoura, fita larga e datashow. Para finalizar, será realizada a presentação da aula planejada pelos cursistas durante o minicurso para a turma, mostrando os recursos e as metodologias utilizadas e comentando sobre a utilidade da atividade para os alunos surdos. Palavras- chave: surdos, matemática, inteligencias multiplas.