Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Renata Rodrigues Souza, José Wilson dos Santos

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa que tem por objetivo propor reflexões sobre a atenção dispensada ao ensino e a aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para amparar nossas reflexões, buscamos apoio teórico em documentos oficiais que tratam da Educação Especial, além do texto “Os estabelecidos e os outsiders” de Norbert Elias. Grubits e Noruega fundamentam nossa abordagem quali-quanti, e Bardin fundamenta nossa proposta de análise documental. Sob essas inspirações, tomamos como material de análise osTrabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados no período de 2003 a 2016. Em outra frente, analisamos os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) referente ao ano de 2015. Nessa proposta, organizamos três categorias de análise 1- Deficiência Auditiva  (surdo), 2- Deficiência Visual (cego) e 3- Deficiência Intelectual/Mental/Transtornos/Inclusão (D.I/D.M/TD/In). Visando a triangulação dos dados, utilizamos ainda um questionário aplicado junto à coordenação do curso de Matemática. A partir desse levantamento contabilizamos 53 TCC com diferentes temáticas, sendo que desses, apenas 6 tratam da temática de Educação Especial. Nossa análise aponta o desenvolvimento de um currículo centrado no cumprimento dos conteúdos específicos da área, um currículo elaborado e desenvolvido para os “iguais”, em detrimento de conhecimentos voltados a valorização das diferenças, seja no âmbito do ensino ou da pesquisa. Nesse contexto, os TCC que buscaram propor reflexões sobre a temática da Educação Especial, tiveram como motivação única e exclusiva o interesse particular dos licenciandos. Entendemos como possibilidade de superação do quadro atual, uma aproximação entre as áreas de conhecimento da Matemática e da Pedagogia, através de grupo de estudos e/ou projetos de pesquisa ou extensão que permitam discutir o ensino de matemática ao ANEE, estimulando discussões que possam servir de parâmetro para um (re)desenho do projeto pedagógico e objetivos do curso, afim de superar um “modelo” engessado na padronização e idealização de alunos e escolas, em prol de uma formação para as diferenças.

Palavras-chave: Educação Especial. Formação de Professores. Licenciatura em Matemática.