Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
COLOCANDO EM PRÁTICA A ANTECIPAÇÃO DE AULAS SOBRE FUNÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO: REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Renata Viviane Raffa Rodrigues, Ana Flavia Ferreira Silva, Maria Aparecida dos Santos, Paulo Mallan Gomes de Araujo

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


O

trabalho referente a esta comunicação científica pauta-se na iniciativa de três futuros professores (FP) de Matemática colocarem em prática a antecipação de aulas sobre funções na perspectiva do Ensino Exploratório. Essa abordagem de ensino destaca-se pelo trabalho autonômo dos alunos em torno de tarefas que lhes propiciem o surgimento de ideias matemáticas próprias, que são compartilhadas, discutidas e sistematizadas a partir da explicitação e articulação dos significados que a embasam. Para tanto, a aula é dinamizada em quatro fases: proposição e apresentação da tarefa; desenvolvimento da tarefa; discussão coletiva e sistematização. Essa dinâmica exige ações docentes como antecipar cada fase da aula, oferecer suportes ao avanço dos alunos no desenvolvimento da tarefa, selecionar e sequenciar as resolusões que serão apresentadas por eles, discutir e sistematizar. Apesar da complexidade que permeia essas ações, três FP do curso de Licenciatura em Matemática e coautores deste trabaho, sentiram-se encorajados a colocá-las em prática no ensino dos conceitos de função linear e afim a uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Nesse contexto, o estudo aqui apresentado incide sobre as reflexões individuais dos FP sobre as ações exigidas na implementação de aulas na perspectiva do Ensino Exploratório e sobre como a análise prévia de um caso multimidia de uma professora que adota tal abordagem contribuiu a sua prática docente. O caso multimídia analisado pelos FP parte da tarefa “Plano de Telefonia” e volta-se para o ensino das funções linear e afim para alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Assim, o caso “Plano de Telefonia” engloba segmentos curtos de vídeos intencionalmente selecionados e concatenados para retratar situações importantes e características de uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório. Além disso, tal caso congrega outras mídias (textos e áudios) ligadas à preparação da aula (plano de aula, a tarefa matemática, recortes de áudio de uma entrevista com a professora antes da aula), a sua implementação (produções escritas dos alunos no desenvolvimento da tarefa) e à reflexão da professora após a aula, reconstituindo com isso, etapas importantes da atividade docente. Desse modo, os resultados aqui apresentados referem-se às ações e reflexões dos FP suportadas pela análise do caso multimídia, desde o processo de preparação das aulas, elaboração das tarefas, previsões sobre as estratégias e dificuldades dos alunos, até o momento de colocar tal antecipação em prática.

Palavras- chave: Caso multimídia. Ensino Exploratório. Funções. Formação inicial de professores de Matemática.