Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Renata Viviane Raffa Rodrigues

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


A presente comunicação científica discorre sobre os desafios e possibilidades interpostos na prática do Ensino Exploratório, segundo a visão de futuros professores (FP) de Matemática. O estudo incide sobre as reflexões individuais escritas dos FP, após a análise de um caso multimídia no decorrer de uma disciplina de Prática como Componente Curricular do curso de Licenciatura em Matemática. O caso multimídia parte da tarefa “Os colares” e volta-se para a promoção do pensamento algébrico de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Assim, o caso “Os colares” engloba segmentos curtos de vídeos intencionalmente selecionados e concatenados para retratar situações importantes e características de uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório, cuja prática é considerada desafiadora e exigente para os professores. Além disso, tal caso congrega outras mídias (textos e áudios) ligadas à preparação da aula (plano de aula, a tarefa matemática, recortes de áudio de uma entrevista com a professora antes da aula), a sua implementação (produções escritas dos alunos no desenvolvimento da tarefa) e à reflexão da professora após a aula, reconstituindo com isso, etapas importantes da atividade docente. Os resultados indicam que os FP compreendem a complexidade da prática docente, destacando aspectos relevantes e desafiadores do processo de ensino e de aprendizagem matemática. Desse modo, considera-se que a integração de diferentes tipos de mídias, provenientes de artefatos da sala de aula, pode auxiliar os FP na percepção de desafios e possibilidades emergentes de uma aula de Matemática, conscientizando-os do papel do professor e dos alunos no Ensino Exploratório.

Palavras- chave: Caso multimídia. Ensino Exploratório. Formação inicial de professores de Matemática.