Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
“CONTANDO COM OS DEDOS DE UMA MÃO”: A ADAPTAÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA
Daniela Oliveira da Silva, Deiene Jaqueline Afonso, Juliana Medeiros Nunes, Marieli Ortega Vieira, Renata Viviane Raffa Rodrigues

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


O presente pôster versa sobre a adaptação de um problema a fim de torna-lo uma tarefa exploratória intitulada “Contando com os dedos de uma mão” voltada ao Ensino de Álgebra na Perspectiva do Ensino Exploratório e desenvolvida na disciplina de Prática de Ensino de Matemática III, no curso de Licenciatura Plena em Matemática, na Universidade Federal da Grande Dourados. Tal tarefa foi pensada visando ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos, trazendo-os para o centro da atividade matemática da sala de aula através de situações significativas, favorecendo o seu raciocínio e a compreensão dos conceitos e processos matemáticos. Em particular a tarefa “Contando com os dedos de uma mão” tem como objetivo promover a escrita de uma sequência numérica que represente a ordenação dos dedos de uma mão, perceber um padrão no modo de escrever a sequência com repetições a partir da contagem de oito dedos, reconhecer a regularidade na sequência, determinar vários termos da sequência, perceber que existe uma relação entre todas as colunas e expressar em linguagem natural e/ou em linguagem simbólica a generalização das relações encontradas. O ensino exploratório parte das ideias levantadas pelos alunos, de modo a compartilha-las na fase de discussão coletiva, possibilitando-os dar sentido ao conhecimento matemático. Dessa forma o Ensino Exploratório, não implica a participação do aluno na construção do currículo, mas procura considerar a criação de suas próprias estratégias matemáticas, interações produtivas em sala de aula na construção de conhecimentos mobilizados pelos alunos no ambiente de sala de aula com o apoio do professor.

Palavras chave: Perspectiva do Ensino Exploratório. Elaboração de tarefas exploratórias. Aspectos do pensamento algébrico.