Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
O ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EJA
Victor Johnny B Brites, Renata Viviane Raffa Rodrigues

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


O presente trabalho tem como intenção a exposição de um pôster referente ao projeto de pesquisa desenvolvido no curso de pós-graduação latu-sensu, cujo objetivo do estudo consiste em analisar de que modo o Ensino Exploratório de Matemática pode contribuir à construção de conhecimentos sobre juros compostos de alunos no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Seguindo uma abordagem qualitativa as ações de ensino serão desenvolvidas pelo pesquisador em uma escola pública com alunos de uma turma que cursa a fase IV da modalidade EJA, na busca por evidenciar que conhecimentos sobre juros compostos eles constroem em aulas sob uma perspectiva do ensino exploratório, e ainda evidenciar de que forma esses conhecimentos foram construídos. Para tanto, busca-se reflexões e base teórica fundadas nos aspectos e processos de uma aula exploratória. Os dados serão coletados a partir das resoluções de uma tarefa que conterá questões desafiadoras relacionados ao conteúdo, bem como das interações entre professor e aluno e entre os alunos da EJA. Por conseguinte, espera-se resultados que forneçam indícios sobre a construção de conhecimentos de matemática financeira no contexto da EJA, de modo a discutir a formação de cidadãos reflexivos, conscientes de seus próprios atos no cotidiano.

Palavras- chave: EJA. Ensino Exploratório. Reflexões sobre o Ensino. Matemática financeira