Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
RELAÇÕES ENTRE O ENSINO, A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO E A INTERMEDIAÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS DO PROFESSOR DE APOIO
Henrique Mantovani da Silva, Renata Viviane Raffa Rodrigues

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


Este trabalho, a ser apresentado no formato de pôster, versa sobre o projeto de pesquisa desenvolvido na Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências da Universidade Federal da Grande Dourados. O estudo em fase inicial investiga as relações entre as intenções de ensino do professor, a compreensão do intérprete acerca da explicação fornecida pelo professor e os significados matemáticos construídos pelo aluno surdo sobre geometria espacial, no 3º ano do ensino médio, em uma escola estadual da cidade de Dourados. Orientados pela perspectiva qualitativa de pesquisa, com embasamento bibliográfico, a observação e análise dos dados decorrerá dos questionamentos feitos pelo professor-pesquisador durante dois momentos, com a finalidade de perceber como o intérprete entendeu o assunto para traduzi-lo ao aluno surdo e, principalmente, qual a compreensão desse aluno tanto com base no que foiexpressado pelo intérprete quanto no que foi explanado pelo professor, valendo-se de seu campo visual. Os dados serão coletados por gravação em áudio e vídeo, tanto das explicações como dos questionamentos, e transcritos para que haja reflexão construtiva em relação as práticas de ação do professor-pesquisador em sala. Assim, o trabalho busca analisar as condições de aprendizagem desse aluno e refletir sobre as ações docentes a serem consideradas nessa tríplice relação.

Palavras-chave: Professor-intérprete-aluno surdo; Ensino de Matemática, Linguagem.