Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES E RELATOS DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Carla Gabrielle da Silva Souza, Valéria Aparecida Lima Rodrigues

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


O presente artigo visa relatar alguns pontos positivos e pontos negativos nas aulas de prática de ensino de Matemática, na qual são obrigatórias no curso de licenciatura plena em Matemática. As disciplinas nos proporcionou novas visões sobre o que é licenciatura de Matemática, através de reflexões, discussões, informações, práticas, seminário, leitura de textos e apresentações de planos de aulas. Nas quais abordam uma reflexão sobre o avanço do ensino de Matemática, sempre incentivando e motivando o progresso na formação inicial de professores. E também direciona no processo de ensino e aprendizagem de Matemática durante e após a graduação, possibilitando ograduando a refletir sobre suas futuras práticas em sala de aula. E motivando os futuros docentes para irem a busca de métodos novos para poder obter um resultado mais satisfatório ao ensinar. Assim, podendo mudar-se do método tradicional, que não é mudado desde antigamente. Esses métodos novos tiveram um foco maior em todas as práticas de ensino, então pudemos pesquisar vários deles como a utilização de materiais didáticos, jogos e a utilização da tecnologia que hoje está presente em nossa sociedade. Durante as práticas confeccionamos alguns materiais didáticos e jogos para ser exposta a classe, assim podendo discutir sobre todos. E no decorrer deste artigo relataremos algumas reflexões que achamos importantes durante essas disciplinas. E comentar sobre dois momentos importantes que nos marcaram ao longo dessas cinco práticas de ensino de matemática , assim refletindo alguns erros para o melhoramento de nossa prática.Foram disciplinas que exigia muita leitura e atenção para que levarmos essas informações para sala de aula, através da construção de nosso conhecimento a partir de cada reflexão e discussão.Durante o artigo estaremos também relatando algumas atividades, aulas que marcaram nossa graduação e observações sobre todas essas disciplinas, que nos levaram a reflexões e mudanças de alguns conceitos que tínhamos antes dessas informações adquirida. Nessas matérias de educação pudemos também adquirir informações sobre como ser um bom professor nos dias atuais, em que foi citado sobre o professor reflexivo. Que são docentes que refleti suas práticas de ensino no decorrer do dia a dia, buscando uma autoavaliação de sua prática pedagógica. E ao fazer essa auto critica de si mesmo, vão em busca de metodologias diferenciadas, como por exemplo, a metodologia de resolução de problemas, em que se refere ao iniciar a construção do conhecimento através de um problema gerador. O que seria o problema gerador, é aquele problema que desperta interesse ao individuo que irá resolve-lo. E então ao resolver-lo apresentará conjecturas, utilizando o próprio conhecimento já construído e assim construirá outro conhecimento através desses conhecimentos já adquiridos. Essa é uma das metodologias que vimos durante a graduação. E para finalizar programaremos uma recapitulação sobre o que aprendemos ao perpassar por essas disciplinas voltadas na área de educação, e relembrarmos pontos importantes para nossa profissão.

Palavras-chave:Matemática. Licenciatura. Material Didático. Metodología. Prática de Ensino.