Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
COMO AS PRÁTICAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DOCENTE
Andressa Silva Cavalcante, Cintia Melo dos Santos

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


Neste trabalho relataremos algumas discussões e reflexões realizadas nas disciplinas de Práticas de Ensino de Matemática I, II, III, IV e V do ponto de vista dos alunos, qual foi a sua importância e contribuição na vida acadêmica e profissional dos mesmos. Tendo em vista isso, falaremos sobre as diferentes metodologias abordadas na disciplina como por exemplo a de professor investigador (PONTE, BROCARDO e OLIVEIRA 2003), perpassando assim as diversas formas de se trabalhar os conteúdos, ministrados em sala de aula, deixando estas aulas mais interessantes aos olhos dos alunos, ocorrendo também um melhor aproveitamento para o professor. Seguindo todos conteúdos previsto pelas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) e pelas diretrizes curriculares dos cursos presenciais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), podemos perceber a importância destas matérias para o curso de graduação e que seus objetivos foram bem postos, se observarmos os estágios supervisionados que pela grade curricular são ofertados concomitantemente com as práticas, percebemos que os conteúdos escolhidos ajudam diretamente a olharmos de modo diferenciado para a observação da prática docente, e posteriormente mudando a forma como ministramos nossa regência, trazendo algo diferente do ensino tradicional onde se tem uma sequência de definição, exemplo e exercícios, nos instigando assim a buscar formas de diferenciar e inovar nos estágios e futuramente quando formos professores, diante disto concluímos o quão importante são estas disciplinas para o exercício da docência em um curso de licenciatura.  Palavras-chave: Ensino das Práticas de Ensino de Matemática. Relato de Experiência. Matemática.