Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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UM OLHAR PARA AS PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria de Fátima Rodrigues de Souza, Cintia Melo dos Santos

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Este trabalho trata-se de uma pesquisa, ainda em fase inicial, do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Educação Matemática, que visa mapear as dissertações do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com intuito de entender as contribuições dessas pesquisas na formação de professores da Educação Básica para o ensino de Ciências. Desse modo, a partir do estudo sobre formação continuada, com aportes teóricos (IMBÉRNOM, 2009; MIZUKAMI, 2010) realizaremos um levantamento das pesquisas nos anos de 2009 a 2017 da pós graduação, no qual teremos como aporte metodológico alguns pressupostos do Estado da Arte (ROMANOWSKI; ENS. 2006) O Estado da arte mantem importante contribuição na constituição do conhecimento, pois procura adaptar-se a construção da teoria e prática pedagógica, identificando os resultados de experiências inovadoras investigadas que apontem alternativas de solução para os problemas da prática de ensino. O trabalho do professor deve periodicamente ser atualizado, principalmente em função das demandas da sociedade atual. Nesse sentido, é preciso pensar em estudos para a formação, pois a cada dia surgem novas descobertas na sociedade, e o professor precisa estar ciente dessas mudanças para que o ensino acompanhe os avanços e as transformações do mundo à sua volta. A formação continuada de professores tem sido entendida como um processo extenso e permanente de aprimoramento dos conhecimentos necessários à atividade profissional. Nesse sentido, diante de muitas alterações provocadas ao meio ambiente, as quais influenciam os seres vivos, o professor de ensino de Ciências também necessita aperfeiçoar seus conhecimentos científicos por meio das formações continuadas, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos. É necessário que o professor estabeleça sua própria avaliação ao longo de seu trabalho escolar, na possibilidade de encontrar caminhos melhores e mais adequados para os problemas vivenciados, pois a auto avalição permite o reconhecimento a partir dos erros e obstáculos ao longo de sua carreira profissional, e assim a necessidade de buscar aprimorar seus conhecimentos. A formação continuada da oportunidade ao professor de vivenciar novas experiências, novas pesquisas e descobertas, assim como o mantém a frente de novos desafios presentes na sociedade. Nesse sentido, torna-se indispensável formações continuadas de professores para que se apropriem de novos conhecimentos, bem como, novas metodologias que possam facilitar a aprendizagem do aluno. Dessa forma, a formação de professores, seja ela inicial ou continuada, deve garantir aos profissionais da educação instrumentos para que eles possam refletir não apenas sobre as teorias produzidas fora da sala de aula, mas, também, que desenvolvam suas teorias à medida que reflitam sobre suas ações em busca de uma mudança da prática.

Palavras - chave: Formação continuada; Ensino de ciências