Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA DOS LICENCIANDOS
Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O trabalho apresenta um relato sobre a compreensão de 13 alunos do 7º semestre do curso de Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, que cursaram a disciplina de Informática na Educação Matemática no primeiro semestre letivo do ano de 2016, sobre o uso de ferramentas digitais como artefatos pedagógicos. Tendo como metodologia a análise qualitativa de 6 resumos produzidos na disciplina que foram divididos em duas partes: na primeira, apresentam seus respectivos softwares ou aplicativos e na segunda parte, como os alunos entendem o uso pedagógico destes em uma aula de matemática. Os resumos analisados foram extraídos do livro digital “Informática na Educação Matemática: possibilidades para o atual e o futuro professor” o qual foi desenvolvido durante as aulas com os alunos da disciplina. No trabalho foi possível compreender à vontade em utilizar as tecnologias digitais em suas futuras aulas, a necessidade dos alunos em terem contato com estes artefatos ainda na formação inicial e a preocupação dos mesmos com a falta de formação para isso.

Palavras- chave: Educação Matemática; Informática; Uso pedagógico.