Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Adrieli Medeiros Nunes, Tiago Dziekaniak Figueiredo

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O trabalho apresenta uma atividade desenvolvida na disciplina de Informática na Educação Matemática do curso de Matemática da UFGD, durante o primeiro semestre letivo do ano de 2017. O trabalho foi fundamentado na perspectiva dos projetos de aprendizagem e, primeiramente, buscamos um tema que fosse do nosso interesse, no caso a música. A partir desse tema elaboramos uma situação-problema sobre a compra de instrumentos musicais, e para facilitar a resolução atribuímos o uso da tecnologia digital, onde buscamos um aplicativo em que o aluno pode simular as economias que foram feitas para a compra de instrumentos e analisar como poderá gastar melhor esse dinheiro. No problema identificamos que podemos trabalhar conceitos matemáticos como o sistema monetário brasileiro, a matemática financeira, a média, e com o suporte de tecnologias digitais, em especial o aplicativo minhas economias, é possível ter uma maior interação do aluno. A ideia de aplicar um plano de aula diferenciado, associando a tecnologia com fatos do cotidiano, é extremamente vantajoso, pois facilita o desenvolvimento do aluno, motivando-o mais a aprender,mostrando que a matemática não é tão complicada, que ela está presente em todo lugar e pode ser ensinada de várias formas que podem facilitar a compreensão. Nessa sugestão de aula em que aplicamos, é criado um problema onde ele precisa buscar as informações, e não possui uma resposta certa ou errada o que é muito bom para a aquisição de conhecimentos do aluno. Para conseguirmos elaborar esta atividade não foi uma tarefa tão fácil, mas com um pouco de esforço conseguimos e o resultado foi gratificante, um aprendizado que certamente iremos aplicar futuramente em sala de aula.

Palavras-chave: tecnologias, situação-problema, informática, educação