Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
A ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE NÍVEL SUPERIOR EM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO ETIOLÓGICA DAS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Andressa Silva Cavalcante, Tiago Dziekaniak Figueiredo

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto que irá subsidiar a construção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. O projeto tem como objetivo identificar quais as principais dificuldades dos alunos de Matemática da UFGD em relação a disciplina de Álgebra Linear, uma das disciplinas que mais retém os alunos do curso de Matemática. Na proposta também iremos propor meios para minimizar tais dificuldades, buscando à importância da matéria dentre as ciências que a estudam como a Física e diversas engenharias. O trabalho será realizado com a turma do 4° ano do curso de Licenciatura em Matemática da UFGD, no primeiro semestre do ano letivo de 2017, uma vez que é neste semestre que a disciplina é ofertada. A pesquisa é de cunho qualitativo no qual os alunos serão convidados a responderem um questionário com questões abertas capazes de identificar quais as principais dificuldades eles têm em relação à disciplina de álgebra linear. O projeto já foi aprovado no âmbito da disciplina de “Projetos e Pesquisas em Ensino e Educação Matemática” e com este esperamos auxiliar os alunos e professores, bem como a comunidade acadêmica visando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de Álgebra Linear, além de buscar alternativas para minimizar as dificuldades apresentadas.

Palavras-chave: Ensino de álgebra. Trabalho de Conclusão de Curso. Matemática