Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
TRABALHANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS
Anderson Afonso Alves

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido no curso de licenciatura de matemática, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Foi confeccionado na disciplina de laboratório de matemática. A disciplina tem como objetivo criar materiais manipulados, com a finalidade de auxiliar os professores e alunos que já estão trabalhando em sala de aula. Assim, facilitando o desenvolvimento da disciplina aplicada para o melhor entendimento dos alunos do ensino fundamental.   O material pode ser aplicado para alunos de 6ºano, 7ºano e 8ºano, para trabalhar com as operações matemáticas. O trabalho consiste em um jogo onde os alunos podem sentar em duas pessoas ou no máximo três. Cada dupla fica com uma operação e é dado um tempo de um minuto para que eles tentem fazer o exercício. Em um canhoto com o número do EVA e um espaço para a resposta o aluno escreve o possível resultado da operação efetuada. Cada exercício tem um valor de pontos dependendo do grau de dificuldade da operação. Após um minuto os alunos devem trocar os exercícios, de tal forma que aconteça um rodízio de todos os exercícios entre todos os alunos.O material será confeccionado  em EVA, cola quente e as questões, que devem ser impressas em papel sulfite. O EVA foi recortado em 17 círculos todos numerados (a quantidade de EVA vai depender do número de alunos em sala de aula), onde colamos as operações matemáticas de acordo com o ano escolar. Estas operações podem ser de uma ou duas incógnitas, raciocínio lógico, multiplicação, divisão e potência, dentre outras. Ao final da atividade o professor deve corrigir e somar os pontos de acordo com o número de acertos. A recompensa para aquele que teve maior acerto fica de acordo com o professor que aplicar o trabalho, podendo ser uma caixa de bombom, pontos na media, entre outros. É importante ter uma recompensa para poder incentivar os alunos a se empenhar mais.

Palavras- chave: Material manipulativo, laboratório de matemática, ensinoaprendizagem.