Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
HABILIDADES E PROCESSOS DE VISUALIZAÇÃO DESENVOLVIDOS COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAS NO ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS.
Jenny Patricia Acevedo Rincón, Campo Elías Flórez Pabón

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Nesta comunicação científica relatamos alguns exemplos do desenvolvimento de habilidades e processos de visualização, ao participar da disciplina Visualização em Educação Matemática, a futuros professores de Matemática na Universidade Austral de Chile. As atividades pretendiam reconhecer em diferentes materiais concretos a aplicabilidade nas aulas da Educação Básica. A proposta da sequência didática para os futuros professores foi desenvolvida em sua maioria com conceitos próprios da Geometria para a Educação Básica. O trabalho com material concreto permitiu-lhes o desenvolvimento de habilidades de visualização (identificação visual, discriminação visual, reconhecimento de posições e de relações espaciais) e processos de visualização (Interpretação da Informação Visual e Processamento Visual) em tarefas específicas. Desde a tarefa inicial evidenciou-se no grupo algumas dificuldades para representar formas geométricas mantendo as propriedades dos objetos. A sequência de atividades mostrou também a importância do desenvolvimento destas habilidades nos futuros professores, pois suas representações no quadro, terão influência nas aprendizagens dos estudantes da Licenciatura em Matemática. Além das aprendizagens que puderam desenvolver ao usar suas habilidades e processos visuais, os alunos aprenderam também a se comunicar melhor com os outros colegas do grupo, a tomar decisões frente às problemáticas, tentando negociar muitas vezes significados dentro e fora das matemática.

Palavras-chave: Visualização. Habilidades de visualização. Processos de visualização. Ensino de Geometria, Didática da Matemática.