Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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A LINGUAGEM ENQUANTO COMPONENTE NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Flavia Ferreira Barbosa

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Esse trabalho apresenta um estudo que tem por objetivo compreender o papel da linguagem no processo ensino-aprendizagem da Matemática e a relevância da linguagem enquanto componente do processo de comunicação e interação para o ensino-aprendizagem da Matemática. As práticas de linguagem são ações que direcionam a interpretar e compreender os gêneros, ou seja, instrumentos que auxiliam para ordenar e estabilizar as atividades cotidianas em sala de aula.  O ensino da Matemática realiza-se por meio de enunciados orais, escritos ou concretos usando os gêneros do discurso como forma de representação de realidades diferentes. O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica e fundamenta-se nas perspectivas teóricas de Vygotsky. O aprendizado matemático requer recursos da comunicação que relacionem as informações, os conceitos e as representações com e entre as pessoas.  A comunicação é o recurso para que se estabeleça essa ligação. Para que aconteça a aprendizagem, ela deve ser pertinente e significativa, subsidiando o entendimento de significados por meio de experiências anteriores, fornecidas pelos estudantes nas suas vivências cotidianas. Através dos gêneros da linguagem o professor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem propiciando um aprendizado dinâmico que precisa de ações de ensino direcionadas para que os alunos ampliem os significados que produzam mediante suas participações nas atividades de ensino e aprendizagem. O professor deve levar o aluno a desenvolver a linguagem matemática de maneira que ela seja tão natural quanto à linguagem cotidiana. Para que isso ocorra é necessário perceber que o contexto em que atua precisa ser transformado, pois a matemática como qualquer outro conhecimento sofre a influência do meio que está inserido e da época em que está sendo trabalhada e apresentada. Não se pode ensiná-la hoje como antigamente porque tanto a linguagem quanto o comportamento dos usuários modificou-se e continua se alterando continuamente. A Matemática como linguagem tem o caráter de universalidade. Essa universalidade da linguagem matemática demonstra a sua importância na comunicação. A Matemática tem um papel importante na sociedade, é através dela que adquirimos a capacidade de comprar, somar, vender, enfim, pensamos matematicamente para solucionar situações presente em nosso cotidiano que envolvam a matemática ou o pensamento matemático. No decorrer da infância a todo o momento contamos, somamos e agrupamos, mas nos deparamos com a matemática na escola, daí não sabemos relacionar o conhecimento cotidiano com a matemática escolar. Na escola o ensino da matemática e a linguagem da matemática são distintas da utilizada no nosso conhecimento com o meio social ao qual o aluno está inserido, com isso o estudante não acompanha as exigências da escola. Devido esse contexto é de suma importância que o professor, busque relacionar o conteúdo com o cotidiano do estudante. A Matemática tem uma linguagem própria, rigorosa, e apresenta algumas verdades absolutas em termos contextuais, mas a forma de lidar com essas verdades é que fará a diferença. Nessa perspectiva a Linguagem tem um papel importante no ensino da Matemática. Pois com uma linguagem clara, objetiva e com sentindo para o estudante a aprendizagem matemática ocorrerá de forma significativa.

Palavras- chave: linguagem, ensino, aprendizagem, matemática.