Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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A CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE DISCALCULIA
Cintia da Silva Mascarin, Edvonete Souza de Alencar

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Este trabalho tem como objetivo abordar sobre os tipos de de discalculia dentre léxica, verbal, gráfica, operacional, practognóstica e ideognóstica. Para realizar esta classificação é necessário elaborar testes, que deverão ser minuciosos e precisos para que cheguemos a classificação correta. Além de possuir um conhecimento sobre o assunto e especificidades de cada tipo. A discalculia é uma desordem neurológica matemática que afeta de 3% a 6% da população mundial, isto em casos diagnosticados, tendo em vista que na maioria dos casos ela acaba nem sendo diagnosticada, por ser confundida com má escolarização ou falta de interesse perante o aluno, levando em conta que ela é agravada tanto por fatores internos como externos. Como todo distúrbio de aprendizagem ela é diagnosticada e classificada através de testes rígidos e padronizados, para ser mais fácil de realizar a intervenção Ladislav Kosc distinguiu a discalculia em seis categorias:Discalculia léxica: Dificuldade na leitura de símbolos matemáticos (confusões com símbolos matemáticos, problemas em visualizar um conjunto dentro de um conjunto maior);Discalculia verbal: Dificuldade em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos (sequência numérica (antecessor/sucessor), contagem através de cardinais e ordinais);Discalculia gráfica: Dificuldade na escrita de símbolos matemáticos (relacionar grafemas matemáticos às respectivas quantidades e aos seus símbolos auditivos);Discalculia operacional: Dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos (entender o vocabulário que define operações matemáticas, incapacidade para montar operações);Discalculia practognóstica: Dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou em imagens (lentidão extrema na realização das atividades aritméticas, estabelecerem correspondência quantitativa);Discalculia ideognóstica: Dificuldade nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos (armazenamento de informações, conservação de quantidades). Com este trabalho esperamos que auxilie para que futuramente possamos fazer intervenções que colaborem para a vida dos estudantes e facilitem o seu dia a dia na universidade e em demais tarefas cotidianas e desafios que possam enfrentar e sua vida. E por fim conseguir classificar a qual discalculia que cada acadêmico esta, sempre lembrando que ele pode ter mais de um tipo. Pretendo também fazer com que o tema discalculia ganhe maior repercussão no mundo acadêmico e que este trabalho passa ajudar não só os alunos da pesquisa em si, mas também outros que tenham o distúrbio, mas não sabem ou não foi diagnosticado.

Palavras-chave: discalculia, tipos de diagnóstico, ensino – aprendizagem.