Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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CONFECÇÃO DAS BONECAS TIPO ABAYOMIS NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Vanessa Aparecida da Silva Caetano, Edvonete Souza de Alencar

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente relato de experiência tem como objetivo ensinar alguns conceitos matemáticos que podem ser trabalhados na confecção dos bonecos tipo Abayomis, dentro das classes escolares de nível fundamental. Antes de sua criação pode ser feito uma introdução explanando sua histórica e sua origem, bem como os procedimentos para a execução. Em seguida apresenta-se os materiais que serão utilizados para a fabricação dos bonecos, o ideal é que cada aluno possa confeccionar o seu boneco sem muitas intervenções do tutor para que a sua criatividade não seja prejudicada ou contaminada pelos exemplos mostrados. Este trabalho envolve a concentração e a criatividade dos envolvidos pois, a partir do passo a passo para a criação dos bonecos pode ser criado diferentes modelos, não se limitando a questão de gênero, como também, tipos de materiais, respeitando a simplicidade e a sua origem (africana) básicas sobre não conter costuras e qualquer tipo de colagem, trabalhando também com a coordenação motora dos alunos como também a superação dos conflitos e dificuldades recorrentes desta atividade. Cabe ressaltar que a própria criação dos bonecos permite o trabalho com conceitos matemáticos, como por exemplo a unidade de medida. Os materiais propostos para este projeto são os seguintes: tecidos como o tricoline (feito de algodão) e malha (algodão e elastano em sua composição), para enfeitar; miçangas e elásticos como também ervas (camomila, macela, alfazema dentre outras) para aromatizar. Estes mesmos materiais podem ser fruto de reutilização de festas e eventos promovidos pela instituição escolar para baratear o projeto e estimular o consumo consciente dos alunos. Depois de criados, cria-se uma roda de diálogo para que cada aluno possa expor a sua vivência sobre a atividade, questiona-se então sobre o que foi construído, a motivação da sua escolha, o grau de dificuldade, se a atividade gerou algum sentimento e se o aluno atribuiu ou não nome a sua criação. Em seguida trabalha se os conceitos matemáticos como os de grandezas e proporções, classificações possíveis, operações numéricas, lateralidade dentre outras. Estas atividades podem se estender para além do ensino da matemática, e servindo também para a construção da própria identidade por parte dos alunos, contribuindo para a construção de sua autonomia e futuramente contribuindo para a sua formação não apenas acadêmica, mas também como cidadão consciente em nossa sociedade. Neste trabalho o conceito sobre as etnias é colocado de maneira sutil, mostrando um pouco das características das principais etnias que formam a maioria da nossa raça. A explanação destas diferentes etnias e suas classificações traz a conformação de sermos tão diferentes, mas ao mesmo tempo semelhantes nas misturas que nos formam, abrindo precedente para diálogos sobre vivências de racismos dos alunos ou conhecidos fatos, evitando constrangimentos e evitando possíveis agressões futuras.

Palavras- chave: Abayomis, Lúdico, Matemática, Ensino e aprendizagem.