Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
JOGOS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA INSTITUIÇÃO DA CIDADE DE ITAPORA
Leticia Guisso Ferreira, Edvonete Souza de Alencar

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O trabalho com jogos nas aulas de Matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os alunos. Desde que professores passaram a mudar sua metodologia para uma concepção de aprendizagem segundo a qual aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo que é objeto de ensino com situações familiares, de imaginação e recriação em um contexto lúdico.  Após essa adequação novos critérios passaram a ser úteis para o professor, como organizar o ensino a partir de uma situação problema ou compreender as práticas culturais de uso de um determinado saber e as formas como os indivíduos atuam sobre a cultura. Com isso surgem os jogos, nesse contexto ele passa a ser mais constante nas aulas de matemática, mas o jogo por si só não ensina o conteúdo mas pode ajuda-lo na compreensão, torna-lo mais interativo e prazeroso. Neste trabalho apresentamos uma situação didática vivenciada em uma instituição de educação infantil, no qual evidenciamos como a utilização dos jogos em sala de aula pode auxiliar a compreensão dos alunos sobre a Matemática. Assim nosso objetivo foi descobrir como os jogos podem influenciarna aprendizagem dos alunos. Desenvolvemos uma sequência relacionada ao ensino de Matemática apresentando   três formas de jogo como: i) exercício (existe a assimilação de novos conhecimentos sobre si e sobre o mundo que o cerca, vem através do prazer que faz com que a criança queira repetir a operação) ;ii) simbólico (em que a criança se apropria de conhecimentos sobre o mundo e conhece mais sobre si a partir da atribuição de diferentes significados aos objetos e as suas ações - em fantasias, em faz-de-conta ou na possibilidade de viver diferentes histórias)e iii) regras (nesses jogos as crianças se deparam com o desafio que e encaram e aceitar as regras, nesse jogo o “como fazer” é sempre o mesmo, a criança busca encontrar estratégias para vencer dentro do jogo. Esses conceitos são chamados de três instancias e fazem parte de cada um de nós tanto na história pessoal como na relação com o mundo). Identificamos que a sequência de jogos desenvolvidas na instituição de Educação Infantil permitiu refletirmos sobre a importância de que haja uma formação de professores que evidência essas práticas e relações com jogos e os conteúdos matemáticos.

Palavras-chave: Jogos. Matemática. Educação Infantil