Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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A FRAÇÃO EM PESQUISAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Giovanna Ellen de Oliveira Boni, Edvonete Souza de Alencar

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente resumo tem por objetivo tratar sobre como as Situações-problemas de Fração veem sendo discutidas em pesquisas brasileiras voltadas para a formação de professores. Esse estudo especifico da Fração é oriundo de uma investigação maior que aborda a presença dos Campos Conceituais Multiplicativos em pesquisas brasileiras. Gerard Vergnaud oferece a definição de Campo Conceitual Multiplicativo como um conjunto de situações que utiliza a multiplicação ou divisão na resolução de seus problemas e de seus conceitos-chaves, que compõem as estruturas conceituais, sendo esses: Noções de Esquema, teorema-em-ação, conceito-em-ação, a tríade SIR – Conjunto de Situações, de Invariantes e de Representações. Para analisar as situações de fração e sua presença nos estudos cuja temática volta-se para os Campos Conceituais Multiplicativos e a formação de professores, selecionamos cinco dissertações para este trabalho. A metodologia utilizada para o estudo foi a Metassíntese qualitativa, de origem internacional, que permite ao autor analisar, comparar e desassociar dados baseados em evidências, e que tem como objetivo, relacionar estudos e análises de textos, permitindo fomentar a reflexão sobre o que se busca investigar. A primeira dissertação é de autoria de Santos (2005) e investiga as diferentes concepções que os professores atuantes do Ensino Fundamental possuem sobre o conceito de Fração; a segunda dissertação, de autoria de Garcia Silva (2007), aborda fatores que interferem no desenvolvimento profissional de professores dos anos inicias do Ensino Fundamental, onde utilizaram como conteúdo principal do estudo, números racionais representados em frações. Santos (2012), tendo ingressado em um projeto envolvendo o problema fração, desenvolveu sua dissertação de 2005, que também utilizamos como embasamento teórico para a nossa pesquisa, ressalta que foi possível constatar as falhas conceituais e didáticas existentes no conhecimento matemático das docentes investigadas; Merlini (2012) participou de um estudo denominado “Projeto Fração” e obteve a constatação de que, mesmo ofertando diferentes abordagens de estratégias para a resolução de problemas fracionários, não garante a construção do conceito de Fração; e temos também a dissertação de Alencar (2012) onde é possível observar a constatação de que se houver uma mudança metodológica no ensino, pode haver  auxilio, por parte do professor, na compreensão e aprendizado  do aluno quanto ao conceito de Fração. A Metassíntese possibilitou a obtenção dos dados referentes ao problema central de cada dissertação, por meio dos métodos práticos de resolução de problema propostos aos alunos e professores durante a investigação em Campo. A construção de conceitos por parte dos alunos se dá por intervenção dos professores, através da oferta de diferentes estratégias de resolução que não mecanizem o aluno e o leve a refletir sobre os Conceitos Matemáticos. Sendo assim, é necessário que o professor tenha sua própria armazenagem teórica dos conceitos Matemáticos e prática de variadas estratégias de resoluções das Situações-Problemas Complexas Matemáticas.

Palavras- chave:  Campo Conceitual Multiplicativo; Formação de Professores; Metassíntese Qualitativa