Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SALAS AMBIENTES
Lucelia da Silva Cavalcanti, Edvonete Souza de Alencar

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente trabalho, apresentará a proposta de um projeto a ser aplicado no curso de especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências na Universidade Federal da Grande Dourados, a aplicação se fundamentará por meio de observações, leituras de documentos e entrevistas a serem realizadas com professores e diretores, terá como objetivo investigar como ocorre o processo sistematizado de ensino em salas ambientes destinadas para aprendizagem da disciplina de matemática na fase inicial da educação infantil, além disso, verificar as possibilidades inclusivas que este sistema proporciona a aprendizagem dos alunos.. Inferimos que o sistema de ensino denominado de salas ambientes é conceituado como sendo um modelo onde a interação entre os educandos, o educador e o meio em que está inserido é fundamental, pois é a partir dele que o processo de ensino e aprendizagem se torna significativo.  As salas ambientes possuem ainda como característica a rotatividade dos alunos, no qual quem faz a troca de sala são os estudantes e não o professor, nesta perspectiva os educandos tem a oportunidade de participar, trocar experiências e construir ativamente seu conhecimento. Este sistema surgiu em meados da década 60, com a idéia de transformar as salas de aula em ambientes experimentais, desde então esse formato passou a ser bastante difundido, como é o caso da Escola da Ponte localizada em Portugal que tem sua metodologia fundamentada nesse sistema. No Brasil a inserção das salas ambientes começou a vingar apenas na década de 1980, sendo que nos dias atuais pouco se fala a respeito. Considerando os aspectos destacados acima este trabalho visa desenvolver um estudo de caso, em que primeiramente serão observados aspectos que consistem na análise de documentos, que possui como objetivo verificar quais os referenciais teóricos que a escola se embasou para ser implantada na cidade de Dourados situada no estado de Mato Grosso do Sul.  Após está analise inicial serão realizados alguns trabalhos que visam averiguar como ocorre o processo prático de ensino, ou seja, como é a realidade das salas ambientes, possuindo como finalidade observar as diferenças entre a teoria e a prática das escolas que adotam tal metodologia. Outro aspecto abordado nesta pesquisa será a observação da forma como os alunos com necessidades educacionais especiais se adaptam neste sistema. Para finalizar serão realizadas algumas entrevistas, com o intuito de conhecer sobre a formação dos docentes da escola, para isto será utilizado um questionário com questões semi-estruturadas. Partindo-se destes pressupostos a pergunta que irá direcionar está pesquisa será: Quais as potencialidades das salas ambientes na fase inicial da educação infantil e de que forma podem contribuir para o desenvolvimento de crianças com necessidades educacionais especiais?. Como conclusão apresentamos uma nova proposta que possa contribuir no desenvolvimento das práticas adotadas nos dias atuais. Nessa perspectiva, se espera encontrar novas formas de transmitir o conhecimento acreditando que a organização dessas salas possa possibilitar vivencias diversificadas com aulas dinâmicas que favoreçam a aprendizagem e proporcione aos envolvidos responsabilidade, organização e autonomia.

Palavras-chave: Salas Ambientes; Metodologia de Ensino; Práticas Profissionais, Ensino – aprendizagem.