Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
CANTIGAS DE RODA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Giovanna Amorim Maciel

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiencia realizado na disciplina de EStagio Supervisionado na Docência e na gestão da Educação Infantil II. O interesse pelo tema surgiu ao observar a  sociedade atual, globalizada e capitalista  e como esta distancia nossos alunos das lendas, das musicas folclóricas e das brincadeiras em grupo. Os motivos que limitam esse contato das crianças com essas atividades intituladas antigas são muitos, os parques temáticos, os jogos eletrônicos e até mesmo a rotina apertada das famílias impedem que os pequenos tenham o privilegio de conhecer  nossa cultura  e o nosso belo folclore. Por esses motivos resolvemos realizar o projeto Cantigas de roda. Neste relato de experiencia apresentamos as atividades direcionadas ao ensino de Matemática. O projeto foi realizado em uma escola publica de educação Infantil. Cabe ressaltar que essa escola já possui um projeto com  musicas, as danças e as lendas sulmatogrossense . Como objetivo geral pretendemos:proporcionar a leitura e entendimento das canções e  desenvolver por meio da cantiga o ensino de matemática. Buscamos também que a criança interaja com seus colegas aproximando as professoras dos alunos. Expressem os sentimentos, dos desejos e dos conhecimentos através da musica e da participação coletiva, além do desenvolvimento motor. A atividade foi aplicada em sala de aula e monitorada pela professora regente. Em um primeiro momento as diretrizes e conceitos sobre o folclore, sobre as cantigas deixando em evidência a importância histórica e cultural e quão divertido e proveitoso pode ser aprender e brincar com seus colegas e familiares uma cantiga. No quadro negro, para melhor apresentação para alunos a música a ser trabalhada. Em roda, como nossos pais e avós brincavam a „cirandinha‟ toma forma, chamando um por um para entrar na brincadeira. Para materializar esse aprendizado, as crianças no final do dia desenham os seus entendimentos sobre a importância e o significado das cantigas de roda e do folclore. A avaliação da atividade ocorreu de modo sistematizada e continuo, professor observa se as crianças estão interagindo entre si. Como está ocorrendo o processo de socialização, e a participação e o comportamento durante a atividade. E o material resultado do desenho e da pintura servirá como materialização da atividade

Palavras- chave: Cantigas de roda, Ensino, Matemática