Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANCHIETA DE VILA FORMOSA-MT (1965-1974)
Camila de Paula Bicudo, Alessandra Cristina Furtado

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente trabalho é resultado de uma pesquisa mais ampla que visa analisar e compreender a história da Escola Municipal Padre Anchieta, pertencente ao Distrito de Vila Formosa, no município de Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul-Brasil no período de 1965 a 1974. O recorte temporal entre 1965 a 1974 marca momentos importantes da história dessa instituição. O ano de 1965 sinaliza o período de criação e instalação da Escola em Vila Formosa. O ano de 1974 marca a elevação da Escola Reunida de Vila Formosa em Escola Municipal Padre Anchieta, mediante o Decreto de Decreto nº 296/74, do prefeito municipal de Dourados, Senhor João da Câmara. O presente trabalho emerge com o objetivo de analisar o modo como as professoras Laurita Saraiva Sampaio e Helena Saraiva desenvolviam os conteúdos referentes ao ensino de Matemática nessa escola primária rural e multisseriada. O trabalho fundamenta-se nos referenciais da história, da história e da historiografia da educação, no ensino rural, no ensino de Matemática e na Didática. Para tanto, foram desenvolvidas pesquisas histórico-documentais em acervos pessoais dessas antigas professoras, de exalunos e nos arquivos dessa escola. Além disso, recorreu às entrevistas com as professoras Laurita Saraiva Sampaio e Helena Saraiva. A partir das entrevistas, as depoentes tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões, anseios, sentimentos e lembranças a respeito da escola, podendo trazer informações essenciais para a pesquisa. Os resultados apontaram que as professoras utilizavam o Método Tradicional em suas aulas, porém, também foi possível constatar o fato de que todas as atividades realizadas no âmbito escolar tinham uma estreita relação com a realidade vivenciada pelos alunos dessa instituição de ensino rural, pois, parte dos exercícios realizados em sala de aula, envolvia o cálculo de medida de terras de plantio, a contagem da distância que cada aluno percorria até chegar à escola, entre outros. Desse modo, pode-se dizer que era possível apreender conceitos relativos a centímetro, milímetro, metro, quilômetro. Isso era obtido por meio de discussões e pesquisas referentes ao que cada aluno tinha presente em seu cotidiano. Contudo, tais circunstâncias permitiram perceber que essas professoras mesmo exercendo a atividade docente como leigas, sempre procuravam relacionar os seus conteúdos da Matemática com a cultura local, bem como com o contexto rural. Assim, foi possível compreender aspectos de como ocorria o ensino de Matemática no cotidiano dessa escola primário rural e multisseriada de Vila Formosa, entre os anos de 1965 a 1974. Espera-se que este trabalho possa contribuir para os estudos acerca da história da educação primária rural, e neste caso específico, ao ensino de Matemática em áreas rurais.

Palavras-Chave: Ensino de Matemática. Trabalho Docente. Educação Rural.