Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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ESTUDANDO A PEDAGOGIA MONTESSORIANA E SEU MÉTODO PEDAGÓGICO
Camila de Paula Bicudo, Luiza Ferreira Vida

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


A presente pesquisa apresenta reflexões e dados históricos a respeito do Método Montessori e suas particularidades, relatando alguns fatores importantes referentes à vida e obra de Maria Tecla Artemesia Montessori. Nessa investigação, objetivamos compreender e analisar a contribuição do Método Montessoriano no processo de ensinoaprendizagem, destacando a importância da preparação do ambiente para a recepção das crianças e também da formação adequada para os professores que trabalham com este método. Um dos princípios da Pedagogia Montessori é a associacionismo e o refinamento dos sentidos, no associacionismo a criança tem a oportunidade de fazer a relação entre o objeto e o conceito, fator que auxilia imensamente na aprendizagem da matemática, um exemplo é o Material Dourado  que ajuda a criança a visualizar onumeral e a quantidade e também é intensamente usado nas operações matemáticas, já o princípio do refinamento dos sentidos se refere ao fato de que Montessori acreditava que todas as aprendizagens passavam pelos sentidos do corpo humano, assim o processo de ensino-aprendizagem teria melhores resultados. O estudo apresentado é cunho bibliográfico, buscando discutir as minuciosidades que essa Pedagogia apresenta, dando ênfase ao fato de ela ser uma Pedagogia de cunho libertador, que visa o desenvolvimento total da criança com os princípios da liberdade e da individualidade, respeitando os interesses e fases de desenvolvimento de cada criança, desse modo, ocorre à superação do ensino simultâneo, onde todos deveriam aprender os mesmos conteúdos independentemente de seu estágio de aprendizagem e suas vontades. A Pedagogia Montessoriana tem uma forte propagação no início do século XX, nesse período Montessori inicia seu trabalho com crianças deficientes mentais, onde teve a oportunidade de pensar em meios para desenvolver a aprendizagem das crianças que eram vistas como anormais e incapazes, a partir de seus experimentos Montessori percebeu que as crianças tinham a capacidade de aprender, porém necessitavam de meios e materiais que promovessem a aprendizagem de modo efetivo e diferenciado, ao notar que seu método era eficaz Montessori estendeu sua Pedagogia para o ensino das crianças ditas "normais", onde também houveram resultados muitos positivos, favorecendo a disseminação de seu método em nível mundial. Um dos fatores decisivos e essenciais na Pedagogia Montessoriana é o ambiente preparado, em uma sala de aula Montessoriana, todo o ambiente é pensado e organizado de modo que a criança possa se movimentar livremente e escolher os materiais de acordo com suas necessidades de aprendizagem, uma das características da sala de aula Montessoriana é a mobília adequada de acordo com tamanho das crianças, todas as mesas e cadeiras são pequenas e os armários são baixos de modo que facilita o acesso da criança aos materiais. Nesse contexto o professor se torna um observador, onde faz apenas pequenas intervenções no processo de ensino-aprendizagem somente quando for necessário, o educador assume um papel de mediador do ensino, onde ele conduz a criança a trilhar seu próprio caminho, visando uma libertação interior e uma maior autonomia. Esta pesquisa possibilita uma compreensão da importância e das minuciosidades que a Pedagogia Montessoriana apresenta, espera-se que esse trabalho possibilite um maior conhecimento dos leitores a respeito dessa pedagogia e que também auxilie na propagação do método, visando superar a Pedagogia Tradicional e o Ensino Simultâneo.

Palavras-Chave: Ambiente. Método. Maria Montessori. Liberdade.