Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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INVESTIGAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Sidney Cherman Zolabarrieta Costa, Glenda Peres Salbatierre

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Nos dias de hoje no Brasil há diversas discussões sobre a possibilidade de mudança da metodologia tradicional utilizada amplamente nas escolas, metodologia que não atrai o aluno a buscar conhecimento, pois ele se acomoda em apenas saber reproduzir o que o professor ensina. A presente investigação se refere a utilização de metodologias ativas, na qual o aluno participa ativamente da aula e do desenvolvimento do conteúdo, não se acomodando e fixando o conhecimento já que o aluno participa diretamente do processo de construção do conhecimento, não apenas recebendo pronto e reproduzindo o que o professor aplica. O trabalho é uma pesquisa em desenvolvimento com o objetivo de apresentar os benefícios da metodologia ativa, como também mostrar quais seus malefícios e dificuldades já que os alunos geralmente não estão habituados com esse tipo de metodologias consideradas por eles diferente. Foram aplicados duas aulas para os alunos ingressantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá na disciplina Matemática I com intuído de revisar conteúdo do ensino fundamental para que conseguissem futuramente acompanhar os conteúdos passados na matéria. As aulas foram aplicadas por acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e um professor de educação física e também formado em pedagogia do IFMS. Nas aulas foi proposto aos alunos situações para que fossem resolvidas utilizando conhecimentos matemáticos adquiridos durante o ensino fundamental. Após a resolução das situações os alunos precisam escrever uma definição própria deles do conteúdo trabalhado, fazendo com que eles desenvolvesse sozinhos o conteúdo e apresentar para turma, durante a apresentação da definição criada por eles eram corrigidos alguns pontos pelos próprios alunos ou professores. um professor de educação física do IFMS. Nas aulas os alunos passaram por situações, na qual deveria utilizar um conteúdo matemático para resolver a situação. Após a situação os alunos precisam escrever uma definição própria deles do conteúdo trabalhado, fazendo com que eles desenvolvesse sozinhos o conteúdo e apresentar para turma, durante a apresentação da definição criada por eles eram corrigidos alguns pontos pelos próprios alunos ou professores. Os conteúdos aplicados foram conjuntos e equação, assuntos chaves para o entendimento e desenvolvimento do conteúdo sobre funções. Função é o conteúdo visto durante quase todo primeiro ano do ensino médio e em alguns assuntos vistos nos restante do ensino médio. Em nenhum momento antes situações pelas quais os alunos do IFMS passaram, os professores falaram qual era o conteúdo que iria ser trabalhado em aula, possibilitando o aluno a criar sua própria definição a partir dos conhecimentos vistos no ensino fundamental, fazendo assim com que esses alunos participem ativamente durante o processo de aprendizagem. Por meio das aulas aplicadas com os alunos pode se observar que quase todos pos alunos sabiam o conteúdo que estava sendo trabalhado, mas alguns não sabia como explicar ou tinha vergonha de falar para toda turma. As definições escritas pelos alunos estavam corretas,  mas explicadas de forma diferente, os problemas envolvidos as definições eram principalmente a falta de propriedades ou propriedades aplicadas de forma incorreta, problemas que são resolvidos durante a propria aula, quando o professor explica o conteúdo. De forma geral até o momento da investigação, observa-se que a metodologia ativa permite uma maior interação e fixação do conteúdo pelo aluno, mas apresenta dificuldade com aqueles alunos que tem problemas em interagir com a sala.

Palavras- chave: Metodologia Ativa, Ensino Médio, Matemática.