Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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MODELAGEM MATEMÁTICA NA FÍSICA: RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO SUPERIOR
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Anderson Luis Guirardi

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Há uma preocupação no processo de ensino dos conteúdos matemáticos, onde existem debates na área de Educação Matemática levantam possibilidades para tornar o aluno mais ativo durante seu processo de aprendizagem. Uma dessas possibilidades é utilizar a Modelagem Matemática 2 como uma metodologia e/ou estratégia de ensino que busca alcançar essa maior participação do aluno, porém a Modelagem possui diferenciação em suas concepções e podemos citar como exemplos as abordagens dos autores Bassanezi, Barbosa e Biembengut e Hein. Utilizamos a Modelagem Matemática defendida por Biembengut e Hein para analisar se os acadêmicos, da disciplina de Física Elementar da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Ponta Porã, conseguem relacionar a matemática (equações matemáticas) com a realidade (fenômenos), pois eles possuíam muita dificuldade em relacionar as equações matemáticas aos fenômenos. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, que foi desenvolvida em quatro etapas: 1) revisão bibliográfica sobre Modelagem Matemática; 2) elaboração da atividade de Modelagem; 3) coleta de dados; 4) análise dos dados. A atividade de Modelagem Matemática teve como problemática o questionamento: “Desprezando a resistência do ar, como dois corpos de massas diferentes, abandonados da mesma altura, alcançam o solo no mesmo instante?” em que os acadêmicos foram divididos em dois grupos no intuito de um validar que dois corpos de massa diferentes alcançam ao mesmo tempo o solo e o outro levantar hipóteses para explicar essa experiência. Em seguida, os acadêmicos foram novamente divididos em grupos, porém em vez de dois foram quatro grupos, a fim de validarem a explicação dada anteriormente. Durante toda a atividade de Modelagem Matemática os acadêmicos se mostraram ativos e incentivados para resolver a situação-problema, sendo criativos para elaborarem meios de testificar e validar o modelo, além disso, os acadêmicos puderam relacionar as equações matemáticas (neste caso, a fórmula da função horária do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado) com o fenômeno da queda livre de corpos. Sendo assim, consideramos que a Modelagem Matemática pode sim ser o elo entre a matemática (equações matemáticas) com a realidade (fenômeno) e, ainda, estimula o aluno a ser mais ativo no processo de aprendizagem, a argumentação e a desenvoltura para resolver problemas com criatividade.

Palavras- chave: Física; Ensino; Modelagem Matemática; aceleração.