Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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ESTUDO DAS SEÇÕES CÔNICAS A PARTIR DAS ESFERAS DE DANDELIN, UTILIZANDO RECURSOS DOS SOFTWARES WINGEOM E GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Ana Maria Vilella Grecco

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática pedagógica utilizando alguns recursos dos softwares Wingeom e Geogebra para auxiliar no ensino das seções cônicas no Ensino Médio, podendo também aprofundar este estudo para o ensino superior, principalmente no curso de Licenciatura em Matemática. Com o avanço da tecnologia e sua fácil acessibilidade, o uso de softwares educativos no ensino básico e superior vem ganhando destaque, se tornando cada vez mais necessário, principalmente quando a utilização é referente ao ensino da Geometria. Neste sentido, a utilização de softwares pode contribuir para a compreensão de conceitos e propriedades geométricas, de forma que o aluno é levado a visualizar, interpretar, conjecturar, induzir e generalizar resultados, assumindo o papel de sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. A metodologia apresentada refere-se à construção das esferas de Dandelin, utilizando os recursos dos softwares Wingeom (Geometria Dinâmica) e o Geogebra (Matemática Dinâmica que reúne recursos da geometria). Sabemos que uma seção plana num cone pode ser uma elipse, uma hipérbole ou uma parábola, desta forma, as esferas de Dandelin são esferas que tangenciam o cone e sua seção, sendo que os pontos de tangência com o cone estão sobre uma circunferência que contém uma das diretrizes da seção e os pontos de tangência com a seção plana são os seus focos. Assim, se a seção cônica é uma elipse ou uma hipérbole, existem duas esferas de Dandelin; e se  é uma parábola existe apenas uma esfera de Dandelin. No caso da elipse tais esferas estão na mesma folha do cone e no caso da hipérbole, uma em cada folha do cone. Pode-se também construir as esferas de Dandelin no cilindro, uma vez que as seções não paralelas às suas bases são elipses. Nestas construções observa-se que é possível trabalhar com as propriedades das retas tangentes a uma esfera e que, dado um ponto externo a uma esfera, é possível traçar duas retas que a tangenciam em pontos distintos, cujas distâncias ao ponto dado são iguais. Apesar dos softwares apresentarem alguns passos para a construção das seções cônicas e consequentemente as esferas de Dandelin,  é indispensável que o estudante possua uma noção prévia sobre a Geometria Analítica, pois em determinados momentos serão necessários as construções de pontos, retas e  planos perpendiculares, polos da circunferência, retas tangentes e outros itens importantes que darão suporte às construções. Esta proposta didática utilizando recursos tecnológicos além de contribuir para uma visualização e manipulação das construções geométricas permiti também ao estudante observar, demonstrar relações e propriedades entre a geometria de uma seção e a posição do plano de corte, fazendo com que ele tenha um domínio dos recursos dos softwares e consequentemente aprofunde os seus conhecimentos relacionados tanto à Geometria Analítica como a Geometria Euclidiana.

Palavras chave: Geometria, softwares, esferas, cônicas.