Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS NO ENSINO MÉDIO: EXPLORAÇÕES POSSÍVEIS NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE FUNÇÃO
Wagner Rodrigues da Silva

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente trabalho originou-se a partir da possibilidade da realização de intervenções didático-metodológicas que contribuíssem para a construção inicial da noção de função, levando-se em consideração algumas das múltiplas situações e contextos, nas quais a se estabelece uma relação funcional. Nesse sentido, objetivou-se analisar empiricamente as potencialidades da exploração de situações envolvendo funções com mais de uma variável, uma vez que no estudo da referida noção, habitualmente, somente as funções envolvendo uma variável são contempladas. Tal proposta consolidou-se através da prática docente desenvolvida, numa perspectiva sóciointeracionista, em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, situação na qual a partir da observação direta e da observação participante, obteve-se os dados contidos nos materiais produzidos pelos alunos. Da mesma forma, muitos dos elementos que figuraram em cada um dos encontros, foram considerados a partir dos registros escritos desses e das anotações diárias feitas pelo professor. Tendo em vista o trabalho realizado, concluí-se sobre viabilidade da proposta apresentada assim como sobre a importância da busca de alternativas didático-metodológicas que visem dar significado a esta noção indispensável no que diz respeito à aprendizagem matemática, inclusive, para a consolidação de muitos conteúdos conceituais propostos para o Ensino Médio. Assim sendo, o estudo das funções, do ponto de vista da sua noção elementar, ou seja, como uma relação dependência entre grandezas variáveis, tem um enriquecimento significativo no potencial de possibilidades e contextos a serem explorados, visto que se extrapola a ideia do estabelecimento de uma relação que envolve somente uma variável independente e uma variável dependente. Ainda, tal perspectiva contempla a ampliação e o aprofundamento do olhar matemático sobre inúmeras situações cotidianas, nas quais o emprego de múltiplas variáveis ocorre. Como exemplo disso tem-se o cálculo da área de um paralelogramo, o volume de um cilindro ou de um paralelepípedo retângulo, a determinação da sensação térmica em um espaço, o cálculo da quantidade adequada de BTUs de um condicionador de ar em um determinado  ambiente, entre outras situações que puderam ser estudadas. A exploração de situaçõesproblemas e a utilização de gráficos, tabelas e outras formas infográficas possibilitou a ocorrência de múltiplas percepções no que diz respeito e existência de uma relação de dependência entre variáveis. Além do mais, elementos como proporcionalidade direta e inversa, crescimento e decrescimento entre outros aspectos tão comuns na análise do comportamento das funções foram percebidos. Ainda, nessa perspectiva é indispensável, um trabalho prévio, possibilitando o exercício da habilidade de transcrição, para linguagem algébrica, de situações concretas ou expressas em linguagem corrente.  Palavras-chave: funções; várias variáveis; ensino médio.