Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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NÚMEROS RACIONAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM BASE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Larissa Beatriz Molgora, Glauce Kelly Souza de Oliveira

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Neste trabalho será apresentado um plano de aula destinado a turmas do 6º ano do ensino fundamental. Este plano tem como objetivo permitir que os alunos, em grupos, construam conhecimento explorando os diferentes conceitos de números racionais (quociente, razão e operador multiplicativo) através da metodologia "Resolução de Problemas". Esta metodologia, proposta por Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato no artigo “As Diferentes „Personalidades‟ do Número Racional Trabalhadas através da Resolução de problemas”, segue os seguintes passos: formação de grupos e entrega de uma atividade, resolução do problema, discussão dos resultados e formalização. Através dessa dinâmica pretende-se estimular os alunos a buscar respostas para os problemas a partir de seus conhecimentos, descobrindo, em conjunto, diferentes caminhos que podem ser utilizados para chegar à resposta. Entretanto, a preparação de um plano de aula baseando-se na metodologia de Resolução de Problemas apresenta duas grandes problemáticas: a escolha do problema a ser aplicado em sala e a preparação da aula. A primeira problemática surge devido à grande dificuldade de selecionar um problema que desperte o interesse dos alunos e não seja nem tão fácil a ponto de desmotivar os mesmos, nem tão difícil a ponto de se tornar impossível de ser resolvido sem uma explicação prévia. Já a segunda, deve-se ao fato de que a aplicação desse plano de aula exige do professor uma preparação aprofundada sobre as possíveis resoluções geradas pelo problema proposto de forma a estar apto para auxiliar nos mais diferentes caminhos seguidos pelos alunos no momento de resolução. Sabendo dessas dificuldades, esse plano de aula foi elaborado trazendo não somente um problema que se encaixa na realidade dos alunos, mas também previsões das resoluções que podem ser encontradas, bem como as dificuldades apresentadas por elas e como o professor pode auxiliar em cada um desses casos.

Palavras- chave: Números racionais; Educação matemática; Resolução de Problemas