Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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UMA PROPOSTA DE ENSINO NA ÁREA DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS E SABERES PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DA CASA DE REZA KAIOWÁ NA ALDEIA PANAMBIZINHO, MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS
Ivanuza da Silva Pedro, Heiracles Mariano Dias Batista

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de matemática através da investigação das práticas e saberes presentes na construção da casa de reza dos povos indígenas Kaiowá, no distrito de Panambizinho pertencente ao município de Dourados no Estado de Mato Grosso do Sul - MS, e aplicá-los com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Indígena Pa´i Chiquito- Chiquito Pedro, sendo assim a escolha do tema surge devido à preocupação com os alunos indígenas em relação às suas dificuldades de compreender a linguagem matemática e identificar o seu uso no cotidiano. A pesquisa se justifica porque entendemos que o ensino de matemática nas escolas indígenas poderá ser mais significativo para os alunos quando incorporamos aspectos da cultura kaiowá, pontuando os objetivos específicos como: a) investigar e resgatar as medidas utilizadas pelos os antepassados, para verificar as práticas e os saberes presentes na construção de uma casa de reza; b) compreender quando o professor ensina os saberes tradicionais e não tradicionais na educação escolar indígena. A casa de reza tem muita importância para a comunidade kaiowá, pois, tradicionalmente, é um lugar sagrado e é a casa do xiru (cruz sagrada), um recinto de habitação só, suficientemente espaçosa para abrigar dezenas de pessoas e para a vida religiosa como culto e a dança, é de base retangular (hovai puku kwe há mbyky kwe), é toda de sapé possui três entradas (mbohapy okê), ao norte, ao sul (Oviaha), e a entrada principal, ao leste (oke ndusu). O aporte teórico da pesquisa foi a análise do Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas no ensino de matemática, Parâmetros Curriculares Nacionais, o conceito da etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D‟Ambrósio. A pesquisa foi desenvolvida no projeto de alternância do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena “Teko Arandu” da Faculdade Intercultural Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados com as seguintes etapas: a) A história da Aldeia do Panambizinho, b) Entrevista com os anciãos para conhecer o significado e como é feita uma casa de reza; c) Construção da maquete da casa de reza; d) Elaboração do plano de aula das atividades sobre o conteúdo matemático; e) Visita a casa de reza com os alunos e após identificar por meio da arquitetura indígena o ensino de matemática; f) Avaliar o projeto de pesquisa após as atividades desenvolvidas pelas crianças indígenas do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa demonstraram as várias formas de ensinar a partir da etnomatemática existente na aldeia, e também as dificuldades dos alunos de compreensão da matemática por causa da língua, com as atividades foi perceptível um aumento na participação dos alunos nas aulas com o professor indígena e a importância de valorizar a cultura e assim possibilitando o ensino mais significativo, desafiador e compreensivo para os alunos da educação básica.

Palavras–chave: Práticas e Saberes. Kaiowá. Etnomatemática