Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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O ESTÁGIO COMO PORTA DE ENTRADA DE UM NOVO PENSAR
Gessica Cristina Franzmann

Última alteração: 2018-09-13

Resumo



O relato a seguir trata-se de concepções, confirmações e aflições decorrentes do primeiro estágio supervisionado do ensino fundamental, que é uma disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados. Este primeiro estágio pode ser visto como uma reinserção na rotina escolar. Por mais que não faça tanto tempo que tenhamos saído desta rotina, como alunos de escola, a vida e rotina das crianças de um modo geral têm mudado, e muito nos últimos tempos, tanto com a inserção e influência das tecnologias digitais, a rotina corrida dos pais, das informações que são passadas a elas e também pela forma que estão sendo educadas. A observação no estágio pode trazer-nos uma atualização desta visão, fazendo com que tivéssemos a oportunidade de refletir em relação a isto. Também nos oferece uma pequena experiência com a regência, onde poderemos desenvolver algumas práticas e metodologias das estudadas na graduação, conseguimos ter uma ideia sobre o que é ser um professor, refletir em cima do que funciona na teoria e na pratica e ainda pensar e corrigir pensamentos e ações feitas incorretamente neste primeiro momento, onde por consequência podemos adentrar na rotina escolar com menos erros e com visões mais consistentes sobre estas práticas. Pois, como já estudado por Tardif (2002) “[...] os saberes experienciais não são saberes como os demais, mas retraduzidos, “polidos” e submetidos às certezas construídas na pratica e na experiência”, ou seja, é ao passar do tempo e experiências trazidas pela docência em prática que nos tornaremos definitivamente professores. Ao acompanhar o funcionamento da coordenação e direção podemos presenciar muitos relatos sobre stress e problemas de saúde ligados a sobre carga na rotina dos professores. O estágio supervisionado foi muito construtivo para a formação, atualização da visão sobre a escola e da rotina da minha futura profissão. O acompanhamento na sala de aula foi construtivo no sentido de conhecer um pouco os alunos desta faixa-etária, o modo que eles conseguem aprender ou não, as principais dificuldades que os perseguem, e também possibilita refletir sobre metodologias usadas pela professora, sobre suas atitudes, de modo a poder levar como algo a ser usado futuramente, ou não. Podemos a partir dessas experiências perceber que o pensamento de Penteado (1995) que se encaixa com alguns dos principais objetivos do estágio “A análise do processo de ensino na escola mais particularmente nas salas de aula, permite saber a importância do conhecimento das teorias atuais da aprendizagem humana. É condição necessária da vida escolar que o professor conheça essa realidade corretamente, para que possa transforma-la na direção da satisfação e realização dos valores educacionais. ”

Palavras-chave: Estágio no ensino fundamental; Processo de ensino; Conhecendo a profissão professor.