Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM O PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESORES DE MATEMÁTICA
Francielly da Rocha Figueiredo

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


Este relato de experiencia é proveniente das impressões adquiridas no sétimo semestre do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados, em particular na vivência da disciplina de estágio supervisionado no Ensino Médio, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Nos cursos de Licenciatura, essa disciplina tem por finalidade auxiliar na formação de futuros professores, propiciando momentos no ambiente escolar, reflexões sobre o ensino e a aprendizagem e sobre a profissão. Esse estágio foi realizado em uma escola Estadual de Dourados sob a supervisão da professora da disciplina de estágio juntamente com a orientação do professor da turma do terceiro ano do Ensino Médio. Essa experiencia de estágio supervisionado diferenciou-se das demais, pois com o apoio do PIBID contemplamos uma fusão entre teoria e prática, já que o mesmo tem como objetivo auxiliar acadêmicos de licenciatura em uma formação comprometida com o ensino e a aprendizagem dos alunos. O estágio supervisionado, por um lado, é o momento da graduação em que podemos viver a profissão que desejamos e o PIBID, por outro lado, nos oferece importantes recursos para viver com qualidade esta experiência de estágio, pois antes mesmo de iniciá-la já temos a oportunidade de conhecer a rotina escolar. Com isso, tivemos como fundamentação teórica Pimenta e Lima (2004), na qual mencionam que o estágio supervisionado é o momento que se analisa, interpreta e investiga o campo de atuação, partindo das conexões com todas as disciplinas do curso. Para a realização desse período de estágio, o PIBID nos proporcionou uma grande aproximação dos alunos, pois sendo a mesma turma de trabalho tanto no PIBID quanto no estágio, conseguimos detectar melhor suas dificuldades com a disciplina, nos proporcionando mais segurança no momento da regência e no auxílio da utilização de metodologias diferenciadas.

Palavras-chave: PIBID, Estágio Supervisionado, Formação de Professores.