Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
AS PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO UTILIZANDO A TABELA PITAGÓRICA: UMA VISÃO PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM E MEMORIZEM A TABUADA
Erika da Silva

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Laboratório de Matemática, do curso de Licenciatura de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no ano de 2017. O tema abordado vem ladeado de muitas subjeções no que tange a dificuldade dos alunos em assimilar os resultados da tabuada, aplicações e consequentemente as propriedades da multiplicação. O objetivo da disciplina é trabalhar com confecções de materiais manipulativos que auxiliam os alunos no processo de ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos. Assim, o presente trabalho objetiva a exposição e assimilação dos resultados da tabuada, envolvendo todos os números naturais em colunas e linhas de 0 a 10, denominada tabela pitagórica, onde a mesma foi confeccionada em E.V.A, podendo ser utilizada como uma tábua de dupla entrada, sendo o encontro das colunas com as linhas o resultado da multiplicação em questão, para ajudar os alunos na aprendizagem das operações da multiplicação. Silva (2004) cita diversos estudiosos como Piaget (1971) que diz que o jogo infantil; até o estágio de maturidade intelectual (em torno de 15 anos) propicia a prática do intelecto, já que utiliza a análise, a observação, a atenção, a imaginação, o vocabulário, a linguagem e outras dimensões próprias do ser humano. Tem-se por hipótese básica a precariedade no nível do raciocínio que os alunos vêm adquirindo ao longo de sua formação escolar, valorizando assim o referido conteúdo, de um modo eficaz e de um acolhimento que satisfaça os objetivos especificados, e que seja de fácil percepção na prática do aluno em seu cotidiano.No que se refere à metodologia aplicada como referência ao estudo é o método dedutivo, onde foi baseado em uma aula expositiva seguido de um questionário abrangendo de modo geral o conteúdo explicado, havendo um comparativo das semelhanças e diferenças entre os alunos para comprovar as relações dos estudos realizados.Desse modo, a pesquisa foi baseada em uma aula expositiva e questionários, que obteve índices elevados no que tange ao entendimento do que foi aplicado, uma vez que o lúdico se tornou agradável e visível no intelecto dos alunos, aguçando a curiosidade dos alunos a ponto de haver relação da tabela com demais operações matemáticas.

Palavras- chave: Tabela Pitagórica, Material Lúdico, Operações Matemática .