Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, v.1, n.1 - I Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
DESCOBRINDO O NÚMERO
Jessica Carvalho

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


“Descobrindo o Número” é um jogo manipulativo, desenvolvido na disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul do curso de Licenciatura em Matemática, visando enriquecer e facilitar a aprendizagem dos alunos. Este material tem como objetivo auxiliar no processo de desenvolvimento de operações matemáticas, para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, tais como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, de acordo com o ano em que a atividade for desenvolvida. Assim, estimulase o desenvolvimento do raciocínio lógico e da escrita matemática na resolução de cada atividade deste conteúdo, observado que uma das maiores defasagens dos alunos é a resolução escrita do problema, na grande maioria das vezes eles encontram resultado mentalmente como dito por Carraher (1982), no livro Na Vida Dez, Na Escola Zero. O jogo, quando levado para sala de aula tem a função não somente de entreter, mas principalmente a importante função de ensinar. A confecção do jogo usa materiais de baixo custo, o que viabiliza sua confecção em sala de aula, pelo professor, pois sabemos que, na maioria das vezes, este tem que arcar com os custos de atividades diferenciadas em suas salas de aula. O material consiste em usarmos um lado de uma forma de pizza (uma forma circular) dentro da qual há círculos que contém números inteiros. Os alunos, ao jogarem 3 dados, terão que fazer operações com os 3 números que obtiverem de forma a encontrar como resultado um dos números escritos na forma de pizza. Ganha o grupo que conseguir encontrar mais números no tabuleiro (feito em dos lados da forma de pizza). Descobrindo o Número foi idealizado e aplicado com intuito de ajudar na assimilação dos procedimentos de cálculo, pois, enquanto o aluno desenvolve o jogo, seguindo cada uma das regras, ele deve transcrever o cálculo, ou seja, transferir seu “pensamento” para o papel.

Palavras- chave: Material Manipulativo, Números Inteiros, Operações Matemáticas