Conferência de abertura
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A MELHORIA DA PRÁTICA E DAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DOS ALUNOS | |
Miguel Ribeiro |
Comunicação científica e relato de experiência
NARRATIVAS COMO FONTE PARA REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Maiara Cristina de Carvalho, Suellen Rita Andrade Machado, Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond |
AS BARRAS ADAPTADAS DE CUISENAIRE COMO MEDIADORAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE UM ALUNO CEGO | |
Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond |
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO REVELADO POR PROFESSORES EM UMA TAREFA DE CLASSIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DE POLIEDROS | |
Milena Soldá Policastro, Juscier A. Marmore de Melo, Alessandra Rodrigues de Almeida, Miguel Ribeiro |
AS PONTENCIALIDADES DA MODELAGEM MATEMATICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
Debora Coelho de Souza, Claudia Carrera da Rosa |
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL: RELAÇÕES ESTABELECIDAS EM UM PRIMEIRO CONTATO | |
Estevão Ovando Neto, Claudia Carreira da Rosa |
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A ETNOMATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA FRONTEIRA | |
Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre, Claudia Carreira da Rosa, Francimar Gomes de Oliveira Junior, Tchaila Regina Santino Tomascheski |
Ludicidade e História da Matemática: Possibilidades Estratégicas para o Ensino de Matemática | |
Camila Gonçalves Ribeiro, Gabrielly Pedroso, Jefferson Martins Fernandes, José Wilson dos Santos, Kelvin Gimene Ximenes |
UM CONJUNTO VAZIO: ELEMENTOS DA RELAÇÃO MATEMÁTICA-EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA | |
Renata Rodrigues Souza, José Wilson dos Santos |
LUDICIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA: FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS NA INVENÇÃO DA INFÂNCIA | |
José Wilson dos Santos, Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Rodrigues Souza |
COMPREENSÕES SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – UMA ANÁLISE DESTE CAMPO NA PERSPECTIVA DE AUTORES E EDITORES DE LIVRO DIDÁTICO | |
Bruno de Souza Alves, José Wilson dos Santos |
A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DE VERDADES: SOBRE ESTATÍSTICA E GOVERNAMENTO | |
José Wilson dos Santos, Juliane Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Rodrigues Gonçalves |
COLOCANDO EM PRÁTICA A ANTECIPAÇÃO DE AULAS SOBRE FUNÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO: REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Renata Viviane Raffa Rodrigues, Ana Flavia Ferreira Silva, Maria Aparecida dos Santos, Paulo Mallan Gomes de Araujo |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES | |
Renata Viviane Raffa Rodrigues |
O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS A PARTIR DE SEUS DIVERSOS SIGNIFICADOS | |
Clissia Fernandes Mendes, Mariana Teixeira, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
TAREFA DOS QUADRADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO EXPLORATÓRIO | |
Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Daniela Oliveira da Silva, Dieine Jaqueline Afonso, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO EXPLORATÓRIO DE SISTEMAS LINEARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
João Pedro Azevedo Cruz, Mariana Fanhani Renovato, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
REFLEXÕES E RELATOS DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Carla Gabrielle da Silva Souza, Valéria Aparecida Lima Rodrigues |
IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO DURANTE A DOCÊNCIA | |
Valéria Aparecida Lima Rodrigues, Carla Gabrielle da Silva Souza |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DE MATEMÁTICA | |
Maria Aparecida Mendes de Oliveira, Heiracles Mariano Dias Batista |
DAS DIRETRIZES NACIONAIS À PRODUÇÃO CURRICULAR DA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA – TEKO ARANDU, HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
João Carlos Pereira de Moraes, Maria Aparecida Mendes de Oliveira |
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS, NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BRASIL E COLÔMBIA | |
Carolina Tamayo Osorio, Maria Aparecida Mendes de Oliveira |
COMO AS PRÁTICAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
Andressa Silva Cavalcante, Cintia Melo dos Santos |
UM ESTUDO DO CONTEÚDO DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS EM UM LIVRO DIDÁTICO SOB A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO – TAD. | |
José Terêncio Neto, Cintia Melo dos Santos |
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE DOS PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO COM OS RECURSOS | |
Tatiani Garcia Neves, Cintia Melo dos Santos |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Tatiani Garcia Neves, Cintia Melo dos Santos |
UM OLHAR PARA AS PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Maria de Fátima Rodrigues de Souza, Cintia Melo dos Santos |
O USO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DOS SÓLIDOS GEÓMETRICOS | |
Francielly da Rocha Figueiredo, Cintia Melo dos Santos |
O AUXILIO DAS PRATICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR | |
Ellen Lacerda, Cintia Melo dos Santos |
A ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE NÍVEL SUPERIOR EM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO ETIOLÓGICA DAS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Andressa Silva Cavalcante, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
TRABALHANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS | |
Anderson Afonso Alves |
CONCEPÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSCIÊNCIA E INTELIGÊNCIA | |
Mirlene Ferreira Macedo Damazio |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA PROFESSORES DO QUINTO ANO | |
Daniela Flores Teixeira, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho |
PROBABILIDADE E O SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REVELADOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Ruy César Pietropaolo |
GRUPO DE ESTUDOS NA ESCOLA: (RE)SIGNIFICANDO OS CONHECIMENTOS DOCENTES SOBRE O CONCEITO DE ÁREA E ATRIBUINDO SIGNIFICADO AO USO DO TANGRAM NA SALA DE AULA | |
Angelica da Fontoura Garcia Silva, Mirtes de Souza Miranda, Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro |
AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DOCENTE DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICAS EM UM ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DA FE/UNICAMP | |
Jenny Patricia Acevedo Rincón |
HABILIDADES E PROCESSOS DE VISUALIZAÇÃO DESENVOLVIDOS COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAS NO ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS. | |
Jenny Patricia Acevedo Rincón, Campo Elías Flórez Pabón |
BARALHO DAS FRAÇÕES EQUIVALENTES | |
Karolain Korte, Jessica Carvalho |
A LINGUAGEM ENQUANTO COMPONENTE NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Flavia Ferreira Barbosa |
MATEMÁTICA E CIÊNCIA: O CASO DE THOMAS HOBBES | |
Campo Elías Flórez Pabón |
CONTROLE, AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA | |
Campo Elías Flórez Pabón |
A CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE DISCALCULIA | |
Cintia da Silva Mascarin, Edvonete Souza de Alencar |
CONFECÇÃO DAS BONECAS TIPO ABAYOMIS NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Vanessa Aparecida da Silva Caetano, Edvonete Souza de Alencar |
JOGOS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA INSTITUIÇÃO DA CIDADE DE ITAPORA | |
Leticia Guisso Ferreira, Edvonete Souza de Alencar |
A FRAÇÃO EM PESQUISAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Giovanna Ellen de Oliveira Boni, Edvonete Souza de Alencar |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SALAS AMBIENTES | |
Lucelia da Silva Cavalcanti, Edvonete Souza de Alencar |
APRENDENDO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UMA LITERATURA CONTADA COM O AUXÍLIO DA SAIA LITERÁRIA | |
Ana Paula Bolsan Sagrilo, Adrielly Soares Silva, Edvonete Souza de Alencar |
Os objetos trigonométricos no ensino médio | |
Jonas da Silva Melo, Edvonete Souza de Alencar |
DIFERENTES OU IGUAIS? PRA MIM TANTO FAZ! – UMA AÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR EM UMA SALA DE 5º ANO | |
Ana Paula Pachega Albuquerque |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: ALUNOS COM CEGUEIRA E BAIXA VISÃO EM FOCO | |
Eunice Moreira dos Santos, Mirlene Ferreira Macedo Damazio |
UMA DISCUSSÃO SOBRE ATIVIDADES QUE PREPARAM PARA O CÁLCULO MENTAL A PARTIR DE UM MINICURSO | |
Jessica Serra Correa da Costa, Janielly Taila dos Santos Verbisck, Marilena Bittar, Tatiani Garcia Neves |
CANTIGAS DE RODA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Giovanna Amorim Maciel |
O PEDAGOGO E A MATEMÁTICA | |
Camila Luz |
JOGOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Juliana da Silva Lourenção, Janaina da Silva Lourenção, Eulalia Cristina Cavalcanti Santolião |
O PNAIC E A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS, M.S. | |
Rosemar Borges Rosendo |
O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA REALIDADE VIRTUAL, SOB A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: um relato de experiência. | |
Juliani Lucinda Caldeira Ferreira, José Barreto dos Santos |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANCHIETA DE VILA FORMOSA-MT (1965-1974) | |
Camila de Paula Bicudo, Alessandra Cristina Furtado |
ESTUDANDO A PEDAGOGIA MONTESSORIANA E SEU MÉTODO PEDAGÓGICO | |
Camila de Paula Bicudo, Luiza Ferreira Vida |
A MATEMÁTICA PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DO ARCO E FLECHA GUARANI | |
Robson Rodrigues |
INVESTIGAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Sidney Cherman Zolabarrieta Costa, Glenda Peres Salbatierre |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FÍSICA: RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Anderson Luis Guirardi |
ESTUDO DAS SEÇÕES CÔNICAS A PARTIR DAS ESFERAS DE DANDELIN, UTILIZANDO RECURSOS DOS SOFTWARES WINGEOM E GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO | |
Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Ana Maria Vilella Grecco |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU ATRAVÉS DE SITUAÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | |
Wagner Rodrigues da Silva |
FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS NO ENSINO MÉDIO: EXPLORAÇÕES POSSÍVEIS NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE FUNÇÃO | |
Wagner Rodrigues da Silva |
NÚMEROS RACIONAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM BASE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Larissa Beatriz Molgora, Glauce Kelly Souza de Oliveira |
UMA PROPOSTA DE ENSINO NA ÁREA DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS E SABERES PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DA CASA DE REZA KAIOWÁ NA ALDEIA PANAMBIZINHO, MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS | |
Ivanuza da Silva Pedro, Heiracles Mariano Dias Batista |
UMA ANÁLISE DE ERROS DE UMA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Rafaela Arcas de Oliveira |
REFLEXÃO SOBRE AS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Ana Célia de Souza Silva |
O ESTÁGIO COMO PORTA DE ENTRADA DE UM NOVO PENSAR | |
Gessica Cristina Franzmann |
OBMEP NA ESCOLA TOMAZIA VARGAS NO MUNICÍPIO DE TACURU- MS | |
Jaquelino Fernandes |
A HISTÓRIA DOS DETERMINANTES COMO SABER ESCOLAR | |
Késia Caroline Ramires Neves, Lariane Carolina Gonçalves Alcara |
O COMÉRCIO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS NA ALDEIA POTRERO GUASSÚ NO MUNICÍPIO DE PARANHOS-MS, NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI | |
Matilde Gomes |
AS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CÁLCULO DE ÁREA NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA NA ALDEIA AMAMBAI-MS | |
Luzinete Benites |
O JOGO DE MATEMÁTICA COMO RECURSO PARA DESENVOLVIMENTO COGNITTIVO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONSTRUÇÃO NA CIDADE DE CAARAPÓ/MS | |
Luciene Barbosa Vitor Lima |
OS “IMPOSSÍVEIS” DIÁLOGOS ENTRE A BIOLOGIA E MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Janielle da Silva Melo da Cunha, Jéssica Maurino dos Tamaeh Monteiro Alfredo, Aldrin Cleyde da Cunha |
Minicurso
USO DAS BARRAS DE CUISENAIRE NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DO CAMPO ADITVO E MULTIPLICATIVO | |
Marianna Florentina Alves de Oliveira Drummond |
ENSINO APRENDIZAGEM DE MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES ATRAVÉS DA PLANILHA EXCEL | |
Jesiel Souza da Rocha |
JOGOS MATEMÁTICOS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Ester Tonete Triacca |
GEOMETRIZAR: ATRIBUINDO SIGNIFICADOS ÀS PRODUÇÕES DOS ALUNOS | |
Juscier A. Marmoré de Melo, Milena Soldá Policastro, Miguel Ribeiro, Alessandra Rodrigues de Almeida |
MODELAGEM MATEMATICA UMA POSSIBILIADE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Claudia Carrera da Rosa, Debora Coelho de Souza, Francimar Gomes de Oliveira Junior, Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre, Estevão Ovando |
ARITMÉTICA NO SISTEMA POSICIONAL DE NÚMEROS | |
Marcelo Salles Battarce, Flavia Ferreira Barbosa, Juliani Lucinda Caldeira Ferreira, Mariana Aguiar da Silva, Alan Francisco de Souza Gonçalves, Helena Alessandra Scavazza Leme, João Carlos Leal Cunha |
RAZAO E PROPORCAO – UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS SURDOS | |
Camila de A. Cabral Romeiro, Eliane A de Souza Pires Pinto |
Poster
A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM MAPEAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO | |
Renata Rodrigues Souza, José Wilson dos Santos |
“CONTANDO COM OS DEDOS DE UMA MÃO”: A ADAPTAÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA | |
Daniela Oliveira da Silva, Deiene Jaqueline Afonso, Juliana Medeiros Nunes, Marieli Ortega Vieira, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
O PLANEJAMENTO DE AULAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIO PARA O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO LINEAR | |
Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Jessica Maciel Matuoka, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
O ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EJA | |
Victor Johnny B Brites, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
RELAÇÕES ENTRE O ENSINO, A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO E A INTERMEDIAÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS DO PROFESSOR DE APOIO | |
Henrique Mantovani da Silva, Renata Viviane Raffa Rodrigues |
O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA DOS LICENCIANDOS | |
Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA | |
Adrieli Medeiros Nunes, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
A ÁLGEBRA LINEAR NO CURSO DE NÍVEL SUPERIOR EM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO ETIOLÓGICA DAS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Andressa Silva Cavalcante, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
INFLUÊNCIA DE ROGERS E AUSUBEL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
João Carlos Leal Cunha |
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM O PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESORES DE MATEMÁTICA | |
Francielly da Rocha Figueiredo |
AS PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO UTILIZANDO A TABELA PITAGÓRICA: UMA VISÃO PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM E MEMORIZEM A TABUADA | |
Erika da Silva |
POSSIBILIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A DIFERENÇA EM UM UNIVERSO DE ESTABELECIDOS | |
Luciane Clementino Pereira Aguillar, Morgana de Fátima Agostini Martins |
DESCOBRINDO O NÚMERO | |
Jessica Carvalho |
ENSINO DE MÉDIA, MEDIANA E MODA COM UM JOGO DE CARTAS: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Juliana Medeiros Nunes, Alessandra Querino da Silva, Joyce Carolina Trombini, Rita Cássia de Oliveira |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ÁREA E PERIMÉTRO DE TRIÂNGULOS COM UM JOGO DE TABULEIRO | |
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de S. Brandão, Mariana Fanhani Renovato, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira |
MATEMÁGICA NO ENSINO DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS | |
Ellen Cássia Lacerda, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM O DOMINÓ DE FRAÇÕES NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Natiele de Almeida Gonzaga, Joyce Carolina Trombini, Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de S. Brandão, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira |
JOGO TABULEIRO DOS POLIEDROS: UMA PROPOSTA DE ENSINO E INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS | |
Adrieli Medeiros Nunes, Juliana Medeiros Nunes, Mariele Ortega Vieira, Alessandra Querino da Silva, Rita Cássia de Oliveira |
Palestra de encerramento
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL DE EQUAÇÃO: RELAÇÕES COM O HORIZONTE DO CONTEÚDO E AS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE | |
Claudia de Oliveira Lozada |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .