Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
Percurso metodológico para o uso da Análise do Discurso na Pesquisa em Educação Matemática segundo a perspectiva francesa
Carlos Mometti

Última alteração: 2021-10-18

Resumo


Pensar no design metodológico da pesquisa é um dos momentos de maior importância para o pesquisador, seja ele iniciante ou experiente. Geralmente, recorre-se a manuais de metodologia ou a trabalhos já desenvolvidos e referenciados na área, não considerando que para cada trabalho de natureza quali-quantitativa há uma abordagem metodológica que pode ser utilizada mediante o direcionamento dado pelo objetivo almejado. Diante deste contexto, o da escolha metodológica, o presente trabalho tem por escopo apresentar uma perspectiva metodológica dada pela análise do discurso (AD) aplicada na Pesquisa em Educação Matemática, considerando a abordagem francesa de Michel Pêcheux. Assim, são abordados os seguintes tópicos: (i) escolha do corpus de análise mediante construção de fontes de informação na Educação Matemática, (ii) definição das perguntas heurísticas para início da análise, (iii) procedimentos metodológicos da análise em si e (iv) processo de interpretação e cotejamento dos referenciais elencados. Desta forma, propõe-se a AD como uma possibilidade de escolha metodológica para a Pesquisa em Educação Matemática, possibilitando o desenvolvimento de interpretação perante um conjunto de dados pré-estabelecidos e sistematizados.


Texto completo: PDF