Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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PLATAFORMA DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Senhor Paulo Vitor da Silva Santiago, Sr. Francisco Regis Vieira Alves

Última alteração: 2021-09-29

Resumo


INTRODUÇÃO

A plataforma Quizizz tem sido utilizada pelos docentes no uso da gamificação e em suas aulas virtuais remotas. O aprendizado para o Ensino de Estatística acontece com a sequência de questões e resultados gerados pelos dados fornecidos do jogo. No entanto, ela apresenta outros conteúdos de diversas áreas do ensino. Atividades geradas podem ser trabalhadas como recuperação da aprendizagem dos estudantes. Revisão sistemática da literatura aponta diversos modelos já criados por outros professores a serem aplicados.

O objetivo da investigação aqui relatado foi identificar a utilização da plataforma Quizizz aplicado ao Ensino de Estatística na gamificação.

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA

Perante os desafios da sociedade moderna, torna-se urgente repensar a prática pedagógica do ponto de vista teórico e das necessidades educacionais dos alunos. Como diz Alves (2020), a capacidade do docente, atribuída como um talento prático e amoldado face a situações melindrosas e inesperadas, requerem uma forte articulação / relevância do ponto de vista entre competência e desempenho. Diante dessa descrição, pode ser uma forma para a correção das práticas pedagógicas através da troca de informações e da novidade dos conhecimentos sistemáticos com as plataformas de gamificação.

A matemática é o fruto do pensamento humano relacionado as ideias, processos e raciocínio (SEMBIRING e SITUMORANG, 2015). O aprendizado da disciplina de matemática com a gamificação funciona para desenvolver a recuperação de conteúdos, derivação de fórmulas, problemática de conteúdos com ensino de estatística, e metodologia de ensino a serem aplicados a cada situação didática em sala de aula.

A plataforma Quizizz é uma das mídias interativas, conforme descrito por Zhao (2019, p. 37), ao afirmar que o “Quizizz é um aplicativo educacional que permite que os alunos participem de atividades divertidas de classe multijogador”. O jogo é destinado a exercícios de aprendizagem síncrono ou assíncrono no formato online. A plataforma conta com uma planilha dinâmica com todos os dados dos participantes, contendo as perguntas, acertos e erros, porcentagem dos participantes. A planilha serve como um documento que pode ser impresso para ser utilizado na análise de aprendizagem dos alunos e das questões elaboradas pelos professores.

Neste contexto, o ensino de estatística é presente na matemática aplicada que fornece metas para a organização da pesquisa, descrição do produto, coleta, análise e interpretação de dados para utilização dos mesmos na tomada de decisões. O autor Garfield (1997), aponta que o raciocínio estatístico é a forma pela qual as pessoas raciocinam as ideias estatísticas e faz sentido com a informação estatística. No âmbito educacional, o uso de tecnologias com os conteúdos de estatística propicia um aprendizado que leva o estudante a experimentar novos saberes na matemática.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A plataforma Quizizz apresenta uma descrição de várias atividades de Estatística e disciplinas para auxiliar os professores em suas aulas. Para melhor busca de atividades interativas, elas são divididas em níveis de ensino, assunto e tipo. Pode ver que a busca deve ser vista como um guia de pesquisa, uma vez que vai de encontro com as aplicações em diferentes níveis de ensino envolvendo o assunto Estatística. Dessa forma, a intenção de relacionar o Ensino de Estatística com a gamificação, é colaborar com os professores de todos os níveis de ensino, para obter não só informações críticas, mas também inovar na prática escolar com a inclusão do jogo.

Com isso, a plataforma Quizziz é uma iniciativa para que os professores possam utilizar o uso das tecnologias em suas aulas, sejam eles de escolas públicas ou privadas, tornando-o Ensino de Estatística mais atrativo para os alunos, com maior motivação e ampla participação de todos no processo de ensino-aprendizagem. Assim, buscando melhorar a compreensão dos conceitos estatísticos básicos que são importantes no exercício da cidadania na sociedade atual vivenciada por todos.


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