Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

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CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: ENSINO SUPERIOR CURSO DE MATEMÁTICA, PARA ALUNO SURDO COM OS CONTEÚDOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
Anderson Pereira Tolotti, Fabiane Cristine Belasco

Última alteração: 2021-08-26

Resumo


A pesquisa objetivou estimular os acadêmicos nas confecções de materiais pedagógicos auxiliando os alunos surdos na educação básica, os acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul do município de Nova Andradina-MS do Curso de Matemática, afirmando assim que a didática tem como especificidade epistemológica que orienta e assegura a unidade entre o aprender e o ensinar. Apesar do tempo decorrido após a oficialização da Língua Brasileira de Sinais – Libras e sua inserção obrigatória nos cursos de licenciatura (Lei nº 10.436/2002 e Decreto nº 5.626/2005), os materiais didáticos para o ensino da mesma ainda são escassos.A declaração de Salamanca (BRASIL, 1994), possibilitou que tais sistematizações fossem reafirmadas, assegurando às pessoas com deficiência o direito à educação de qualidade, bem como, o direito às condições básicas de aprendizagem e interação social. Quando se trata de alunos com surdez, é condizente que é uma área de grande complexidade, fazendo a oferecer uma igualdade de oportunidades, e atender as necessidades condizentes a realidade e ás necessidades individuais de cada aluno. Diante da problemática da falta de material este trabalho visa confeccionar materiais pedagógicos adaptados para os alunos surdos, as quais adaptações seja de acordo com o currículo a fim de promover a acessibilidade ao conhecimento e no ensino de aprendizagem desses alunos. Freitas (2007, p. 27) ressalta ainda que no Brasil “as sucessivas reformas educacionais incluem materiais didáticos inovadores, como exigências de novas filosofias e/ou metodologias de ensino, que agregam aos conceitos didáticos e pedagógicos a reformulação da prática docente”.A criação de jogos didáticos estimula e da motivação para os estudantes surdos a participar, evoluindo os mesmo no ensino e aprendizagem, juntamente com  e interação social e fortalecendo as relações tornando assim protagonista.

Palavra-chave: Práticas Inovadoras; Materiais Didáticos; Inclusão; Ensino Superior; Docência.