Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
Qual a promoção mais vantajosa? - Reflexões acerca do ensino de números racionais
CARLA ALVES, Gabriela Gibim

Última alteração: 2021-10-09

Resumo


O ensino dos números racionais deve proporcionar ao aluno uma melhor compreensão e atuação no mundo cotidiano de modo a oportunizar a reconhecer e resolver problemas analisando situações do seu dia a dia, associadas não somente a sua vida escolar. Apresentamos, aqui, resultados de uma investigação feita com alunos de 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental a partir de uma tarefa concebida no âmbito dos números racionais com o objetivo de discutir e problematizar a necessidade de conexões entre frações, decimais e a porcentagem, com vistas a desenvolver as aprendizagens dos alunos no tópico dos números racionais. A investigação mostra que a tarefa instiga alunos a lidarem com as diferentes representações de números racionais – decimais, frações e porcentagens – e, possibilita não somente responder e justificar a escolha (pela Promoção mais vantajosa), mas sobretudo, transitar entre as diversas representações dos números racionais que resolvem o problema, bem como compreender as possíveis conexões.


Texto completo: PDF