Sistema Eletrônico de Administração de Eventos da UFGD, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados

Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO SOBRE O TÓPICO DE MEDIDA DE ÁREA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Priscila Alves de Paula Belo, Ester Paula Corrêa Silveira, Núbia Simone Ribeiro

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência vivida sobre o conhecimento matemático mobilizado em relação ao tópico da medida de área com base no modelo MTSK, em uma disciplina da pós-graduação que objetivava abordar e desenvolver o Conhecimento Especializado do professor no âmbito da matemática, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Os estudos envolvidos na medida de área, geralmente, são paralelos aos que envolvem a medida linear. E esses tópicos matemáticos são usualmente vistos como problemáticos no contexto escolar. A medida de área pode ser determinada como o particionamento de uma região com uma unidade de medida bidimensional. No entanto, essa medida é comumente ensinada com experiências limitadas, tendo como foco o preenchimento de espaços, procedimentos e aplicação de fórmulas. Essa realidade pode estar atrelada ao conhecimento matemático do professor, que é um componente fundamental para a prática docente. O episódio escolhido para o relato neste trabalho ocorreu a partir da realização de uma tarefa para a formação no contexto de uma disciplina de pós-graduação, cuja finalidade era determinar a altura de uma porta utilizando como instrumento de medida uma folha de papel A4 e discutir os conceitos relacionados a medição. Nesse episódio, as discussões em torno das perguntas “o que utilizamos da folha para medir?” e “Posso medir o comprimento com a área?” possibilitaram às autoras o insight sobre a conexão entre os tópicos envolvidos e a necessidade de um conhecimento especializado sobre cada tópico. Assim, na perspectiva do MTSK, o momento selecionado evidenciava a percepção das autoras quanto à necessidade de utilização de uma unidade de medida de mesma natureza da grandeza e o conhecimento da conexão entre os tópicos de medida linear e medida de área. Essa experiência foi fundamental para o desenvolvimento do conhecimento das autoras.

Texto completo: PDF